ANSIEDADE E DOR LOMBAR: CRIAÇÃO DE UM MODELO PREDITIVO PARA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Autores

  • PAULA BARAZETTI UNOESC
  • Leandro Bueno
  • Diego de Carvalho

Resumo

Introdução: Existem diversas variáveis associadas à dor lombar, seja ao seu alívio, a sua avaliação, ou aos seus prognósticos negativos. Uma das variáveis se concentra nos aspectos psicológicos envolvidos. Fatores como ansiedade, estresse, depressão e outras condições emocionais como somatização e emoções alteradas são comumente associados à dor lombar. Objetivo: Analisar o papel da ansiedade na intensidade de dor lombar utilizando estratégias de análises preditivas de dados, a fim de criar um modelo preditivo de lombalgia. Método: Participaram da pesquisa 166 participantes que responderam o formulário com informações sociodemográficas e histórico clínico, questionário de escala visual analógica de dor, Inventário de Ansiedade Beck. Os dados foram agrupados em termos da intensidade de dor (Leve, Moderada, Alta) e foram analisadas as características associadas a cada grupo. Além disso, foi construído um modelo preditivo através do algoritmo Random Forest Resultados: Houve associação positiva entre o nível de ansiedade e o nível de dor lombar, a regressão linear demonstrou que quanto maior o valor da escala de Beck, maior a intensidade de dor percebida pelo participante. Além disso, a análise de Shapley Values, demonstrou que a ansiedade tem contribuição maior em um modelo preditivo que um índice específico de análise de capacidade funcional (Roland Morris). Conclusão: As variáveis psicológicas afetam e são afetadas diretamente pela dor. Assim, estratégias que levem em consideração aspectos de saúde mental, sobretudo em relação à ansiedade, são essenciais para o tratamento da lombalgia.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

BARAZETTI, P., Bueno, L., & de Carvalho, D. (2022). ANSIEDADE E DOR LOMBAR: CRIAÇÃO DE UM MODELO PREDITIVO PARA ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31999. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31999

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa