CULTURAS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS E CULTURAS PRODUZIDAS PARA AS CRIANÇAS

Autores

  • Ozianne Oliveira unoesc
  • Ana Cristina Coll Delgado

Resumo

Introdução: Este estudo teórico está vinculado a pesquisa “Manifestações das culturas infantis e suas repercussões nas ações pedagógicas em creches públicas do ponto de vista de professoras da educação infantil” que pretende compreender, do ponto de vista das professoras, como têm ocorrido as manifestações das culturas infantis no contexto da creche e suas repercussões na prática pedagógica). Apresentamos resultados de um estudo teórico que dialoga com autores da sociologia da infância: o português Manuel Jacinto Sarmento e o francês Gilles Brougère. Segundo os autores, como produtoras e reprodutoras de culturas, as crianças modificam os ambientes, os tempos, os materiais e as relações com outras crianças e adultos, pois elas produzem saberes e conhecimentos sobre as experiências cotidianas das quais participam. Mesmo que elas vivam propostas muito centradas no poder dos adultos, elas apresentam manifestações culturais baseadas no brincar, nos movimentos corporais, na imaginação e interpretação do mundo de uma forma própria dos grupos infantis, o que também afirma sua potência, força criadora e resistência. Objetivo: Apresentar os resultados de um estudo teórico sobre as culturas produzidas pelas crianças e culturas produzidas para as crianças, com fundamentos teóricos em Manoel Jacinto Sarmento e Gilles Brougère.. Método: Trata-se de uma investigação qualitativa, com questionários e entrevistas semiestruturadas A pesquisa que originou o presente estudo teórico trata-se de uma investigação qualitativa, com questionários e entrevistas semiestruturadas. Os questionários e as entrevistas serão individuais, de modo on-line e serão gravados. Os roteiros dos questionários e entrevistas serão discutidos e elaborados pelo grupo de pesquisa, considerando a problemática de investigação, objetivo geral e objetivos específicos  Resultados: : Pelo estudo teórico constatamos que: segundo Manuel Jacinto Sarmento (2004), as crianças, assim como têm suas culturas, também passam pelo crivo cultural dos adultos com a inculcação de normas, valores e comportamentos presentes na sociedade; a lgumas são manifestações da cultura hegemônica presentes nos desenhos e filmes infantis, nos estilos musicais veiculados pela mídia, nos brinquedos e imagens de infância que eles veiculam, sendo que a colonização do imaginário infantil pelo mercado é um dado da sociedade contemporânea que, para Manuel Sarmento, não podemos ignorar; mas o conceito de culturas da infância também permite compreender as crianças como capazes de resistir a esta colonização e como argumenta Manuel Sarmento (2004), este entendimento implica o reconhecimento da alteridade da infância, pois sendo produtoras culturais, as crianças interpretam, simbolizam e comunicam suas percepções do mundo, interagem com outras crianças e com adultos. Cabe ainda destacar que, para Manuel Sarmento (2004), é no vaivém entre as culturas geradas, conduzidas e dirigidas pelos adultos para as crianças e entre as culturas construídas nas interações entre as crianças que se constituem os mundos culturais da infância. Nas pesquisas sobre cultura de massa e cultura infantil, Brougère propõe ultrapassar a oposição entre cultura produzida pelas crianças (negociação de regras no jogo de bolinhas de gude, por exemplo) e cultura produzida para as crianças (Power Rangers, Pokémon), partindo de um quadro teórico proposto por Corsaro (ARLEO & DELALANDE, p.22, 2010). No que diz respeito a cultura produzida para as crianças, é relevante destacar que Brougère (2010) não está interessado nesta produção no âmbito da escola e nos produtos destinados a desenvolver aprendizagens. Seu interesse está focado nas culturas produzidas para as crianças nos demais contextos sociais, compreendidas como um conjunto heterogêneo e bem estruturado.  Conclusão: Mediante este estudo teórico organizamos um referencial que permitirá analisar os dados que serão gerados pela pesquisa de campo e que amplia nossas reflexões sobre as culturas da infância e a potência das crianças.

Palavras-chave: : cultura de massa; cultura infantil; crianças;.

 

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Oliveira, O., & Coll Delgado, A. C. (2022). CULTURAS PRODUZIDAS PELAS CRIANÇAS E CULTURAS PRODUZIDAS PARA AS CRIANÇAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31772. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31772

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa