ENSINO E APRENDIZADO DO NADO CRAWL

Autores

  • Ronaldo Adriano Cardoso Junior
  • Daniel Nunes Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: O nado Crawl é considerado o nado mais rápido entre os quatro nados
competitivos. É considerado uma habilidade motora global, pois requer a utilização
de grandes grupos musculares, o nado acontece na superfície da água alternando
entre braçadas, pernadas e a respiração, parte muito importante para o êxito do
nado. Objetivo: Capacitar o acadêmico para elaboração de planejamento e
aplicação de procedimentos metodológicos do ensino do nado Crawl, priorizando
o valor educativo das diversas manifestações do movimento humano e da
promoção da saúde, visando alcançar a competência de analisar, avaliar e intervir
com qualidade na atividade acadêmico-profissional. Método: Utilizamos diversas
metodologias, dentre elas. Elaboração de estruturas de aula com foco na temática,
aplicação prática das estruturas de aula afim de aperfeiçoar a técnica na piscina,
sala de aula invertida afim de identificar possíveis novas metodologias a serem
empregadas no aprendizado do nado Crawl entre outras. Resultados:
Compreensão teórico prática da temática, vivências e introdução ao meio líquido
afim de aprender a técnica do nado Crawl com auxílio de diversos materiais,
compartilhamento de experiências e traumas acometidos aos acadêmicos,
aplicabilidade conceitual na prática. Conclusão: Percepção de que introduzir um
indivíduo ao meio líquido e ensiná-lo a nadar principalmente utilizando a técnica do
nado Crawl requer muito estudo, paciência, empatia, confiança e diversas
metodologias a serem pautadas para a utilização. Construção de possibilidades de
intervenção com qualidade e eficiência na prática e ensino do nado Crawl.
Palavras-chave: Nado Crawl. Ensino. Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Adriano Cardoso Junior, R., & Nunes, D. (2022). ENSINO E APRENDIZADO DO NADO CRAWL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31769. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31769

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino