EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Isis Manfroi Pelegrinello Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Nathali F. Cossul Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
  • Fabiana Piccoli D'Agostini UNOESC

Resumo

A escola sempre foi chamada de segunda casa, considerando o tempo de permanência e envolvimento (afetivo, emocional, social etc.) dos alunos (as) e professores (as). Este local busca desenvolver o acesso ao conhecimento, aprendizagem e relações interpessoais com professores, grupos de pares e/ou grupo multidisciplinar. Dessa forma, foi realizado o estágio supervisionado onde abordou o processo de observação, planejamento, intervenção e avaliação de uma turma pré-escolar que compreende a 2° infância (de 4 a 6 anos). No primeiro momento foi realizada a observação da turma e a identificação de confusão nas expressões das emoções. Em seguida ocorreu a aplicação de 4 atividades: o reconhecimento das emoções, a leitura do livro infantil “O monstro das cores” de autoria da Anna Llenas, a representação das emoções através de desenho e a imitação de expressões na frente do espelho. A observação foi bem aceita pelos estudantes e as atividades foram todas executadas com êxito, notou-se o esclarecimento e entendimento das crianças sobre as emoções. Assim, o desafio em poder auxiliar uma problemática observada foi gratificante, aliás, acredita-se de que todos os envolvidos puderam beneficiar-se adquirindo novos conhecimentos, ampliando outros e, principalmente, contribuindo para a mudança qualitativa do dia a dia das crianças e professora, tanto em sala de aula como na convivência com a sociedade.

Palavras-chave: Educação Infantil; Emoções; Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Manfroi Pelegrinello , I., F. Cossul , N., & Piccoli D’Agostini, F. (2022). EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31736. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31736

Edição

Seção

Videira - Ensino