ESTRATÉGIAS DE MARKETING COMO DIFERENCIAIS NAS EMPRESAS CONTÁBEIS DE CHAPECÓ-SC
Resumo
O marketing no contexto social tornou-se uma ferramenta poderosa e se faz presente em
diversos cenários incluindo a prestação de serviço contábil, que enquanto serviço intelectual
precisa seguir diretrizes pré-estabelecidas pelo conselho que à regulamenta, e é nesse contexto
entre a ética e a necessidade de vender que os empresários encontram a dificuldade de
implementar ações de marketing. Desse modo o objetivo geral da pesquisa é analisar as
estratégias de marketing como diferenciais nas empresas contábeis de Chapecó-SC. Buscou-se
diagnosticar quais estratégias de marketing já são comumente utilizadas por empresas
contábeis, avaliar as diretrizes contidas no código de ética do profissional contábil pertinentes
à utilização da publicidade, verificar quais estratégias de marketing utilizadas pelos escritórios
contábeis tem apresentado melhores resultados e elaborar uma proposta com possíveis
estratégias de marketing que possam contribuir para o desempenho destes escritórios. O método
de pesquisa de campo utilizado foi o quali-quanti, a coleta de dados foi realizada junto aos
proprietários dos escritórios contábeis de Chapecó. Desempenhada através da aplicação de um
questionário específico sobre marketing contábil, visando elencar a base de dados para atender
os objetivos da pesquisa. Os resultados obtidos demonstram que o marketing em mídias digitais
traz resultados positivos, enquanto alguns veículos já podem ser considerados ineficientes para
o nicho de negócio. O código de ética precisa ser estudado e apresentado com mais clareza para
classe e que o marketing é considerado imprescindível para o crescimento e desenvolvimento
do negócio.