COMPREENDENDO O TRABALHO DE UM PSICÓLOGO ATUANDO NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Resumo
A psicologia clínica veio no final do século XIX, usado pelo norte-americano Lightner Witmer (1867-1956), ele que fundou a primeira clínica psicológica nos EUA na universidade da Pensilvânia, e em 2004 foi inserido oficialmente o psicólogo na assistência social. Este presente artigo visou o conhecimento da atuação do profissional de psicologia na área da Gestão de Assistência social, trabalhando com demandas de média e alta complexidade. A profissional entrevistada pode elucidar as acadêmicas sobre a importância da sua atuação dentro deste campo. Pode-se compreender também que há um amplo campo de atuação em que este profissional se faz necessário, uma vez que não se atem apenas ao modelo médico/clínico como anteriormente era a profissão, nos proporcionando alcançar novas experiências e conhecimento na área, até mesmo sobre o profissional psicólogo dentro da gestão e no meio da assistência social, obtendo-se uma visão ampla desta profissão e suas demandas, compreendendo também o trabalho em uma área multidisciplinar. O método usado pelas acadêmicas foi por meio de uma entrevista previamente estruturada com perguntas pontuais para responder nossas questões que tínhamos interesse, e através da observação, nos proporcionando compreensão do trabalho de um psicólogo na área social e dos métodos e técnicas utilizadas na sua rotina com os pacientes.Visto todas as informações e metodologia abordada, visamos concluir com o presente trabalho, diante da análise por observação e questionamento, o funcionamento da jornada de trabalho de um psicólogo atuando no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) compreendendo as principais queixas e experiências relatadas do seu dia-a-dia, como forma de obtenção de conhecimento para a nossa formação acadêmica.
Palavras-chave: Centro de Referência de Assistência Social; Psicologia Social; Psicólogo.