MAPEAMENTO DE PROCESSOS PRODUTIVOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE SERVIÇOS NO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Ana Caroline Moraes
  • Cristiane Bonatto de MORAIS Unoesc

Resumo

É indubitável que para um desempenho significativo e contínuo de uma empresa se faz necessário analisar e reavaliar periodicamente seus processos produtivos operacionais e técnicos para melhor visualizar seu aproveitamento já obtido e, então projetar melhorias futuras em decorrência destas observações. O presente estudo teve como principal objetivo realizar o mapeamento dos processos produtivos de uma empresa prestadora de serviço no âmbito de Santa Catarina. Inicialmente buscou-se caracterizar os conceitos deste assunto cuja concepção se deu através de autores renomados que posteriormente serviram como base para discorrer de maneira ampla, cognitiva e técnica a presente pesquisa. Ademais, foi indispensável efetuar a coleta dos resultados e procedimentos operacionais adquiridos no cotidiano de forma segmentada entre seus respectivos departamentos acerca atividades especificas que em contexto geral são imprescindíveis para a prestação do serviço da empresa. A metodologia foi concebida através de pesquisas das quais foram elaboradas de forma descritiva, estruturadas e aplicadas em todos os departamentos da instituição escolhida para realizar tal estudo. Além disso, foi possível analisar a inserção das padronizações que foram replicadas em todas as unidades em busca de aperfeiçoamento na realização dos processos produtivos, trazendo em conjunto a possibilidade de comparar o impacto que essas atividades proporcionaram. Ao final, concluiu-se que a empresa contém resultados satisfatórios com a alteração periódica dos seus métodos produtivos, estimulando os colaboradores a novos desafios, bem como tornando o processo produtivo mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Bonatto de MORAIS, Unoesc

Possui especialização com magistério superior em Gestão de Pessoas nas Organizações e graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Atualmente é responsável pela Coordenadoria de Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de Videira. Tem conhecimentos na área de Administração, atuando em diversos temas, como: desenvolvimento e gestão de pessoas, marketing pessoal, organização pessoal e profissional e empreendedorismo.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Moraes, A. C., & MORAIS, C. B. de. (2022). MAPEAMENTO DE PROCESSOS PRODUTIVOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE SERVIÇOS NO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e31636. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31636

Edição

Seção

Videira - Pesquisa