AMOR E RELACIONAMENTOS AMOROSOS: ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA, DE 2013 A 2020

Autores

  • Karine de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução: O amor e os relacionamentos amorosos se constituem enquanto fenômenos de intenso interesse e problematização para a ciência psicológica, perpassando desde a esfera clínica até as práticas em pesquisa no campo da atração interpessoal. Objetivo: O objetivo desde estudo foi identificar o estado da arte das produções brasileiras no campo da psicologia do amor e relacionamentos amorosos, nos períodos entre 2013 à 2020. Método:  Foram consultadas as bases de dados ScIELO, LILACS e PePSIC, por meio dos descritores "relacionamentos amorosos" ou "amor". Resultados: A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram analisados 94 produções, observando-se uma pluralidade de métodos e temas investigados, juntamente com diferentes estratégias de coleta e análise de dados, fortalecendo resultados de pesquisas com características similares. No campo temático, os temas foram diversificados, tais como: ciúme, infidelidade, rede social, satisfação e insatisfação conjugal, estratégias de flerte, violência, término de relacionamentos, redes sociais, dentre outros associados ao contexto amoroso. Conclusão: Os resultados sustentam que o tema está em franco desenvolvimento no país, com dados cada vez mais robustos, fortalecendo a área da pesquisa no cenário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC).

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

OLIVEIRA, K. de, & Schlösser, A. (2022). AMOR E RELACIONAMENTOS AMOROSOS: ESTADO DA ARTE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA, DE 2013 A 2020. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e31593. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31593

Edição

Seção

Videira - Pesquisa