SOFRIMENTO PSICOLÓGICO EM CONTEXTO DE CIUME E ANSIEDADE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Dayara Lais Hackbarth Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Adriano Schlösser Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Resumo

Introdução:  O presente estudo teve como sujeito uma mulher de 27 anos, casada, mãe de dois filhos de 12 e 06 anos, a qual iniciou os atendimentos no ano anterior com queixas de estresse, impulsividade, ciúmes e fadiga. Objetivo: O objetivo se deu, junto com a supervisão de estágio, desenvolver instrumentalizações necessárias para que a mesma pudesse superar o sofrimento psíquico relatado. Método: Foram utilizados princípios e técnicas de modificação do comportamento da Terapia Cognitivo Comportamental para auxiliar em suas principais dificuldades, que foram através de escuta e acolhimento, relaxamento, desfusão cognitiva, ensaio comportamental e enriquecimento de seu repertório. Resultados: Os resultados obtidos comprovaram a eficácia da intervenção devido a uma observação na diminuição da frequência de comportamentos indesejáveis e no aumento do número de comportamentos desejáveis. Conclusão: Foi possível desenvolver através da prática junto à Terapia Cognitivo Comportamental embasamento no processo de atendimento psicológico e melhora de sofrimentos psíquicos inicialmente apresentados pela paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayara Lais Hackbarth, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Discente do Curso de Psicologia, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus Videira.

Adriano Schlösser, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Videira.

Doutor em Psicologia (UFSC). Pós-doutor em Psicologia do Esporte (UDESC). Docente do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Campus Videira. Pesquisador associado aos Laboratórios de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS UFSC), e de Psicologia do Esporte (LAPE UDESC).

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

HACKBARTH, D. L., & Schlösser, A. (2022). SOFRIMENTO PSICOLÓGICO EM CONTEXTO DE CIUME E ANSIEDADE: UM ESTUDO DE CASO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31589. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31589

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>