OS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS PELOS PROFESSORES SEGUNDO CLERMONT GAUTHIER: SEUS DESDOBRAMENTOS CONCEITUAIS

Autores

  • Monalisa Paulino UNOESC

Resumo

Introdução: A pesquisa trata-se de um estudo no campo das problematizações
relativas à formação docente. Objetivo: O presente resumo, orientou-se pelo
objetivo de compreender os saberes docentes mobilizados pelos professores com
base no “reservatório de saberes” de Gauthier et al (2013). Método: A referida análise
de cunho qualitativo, iniciou-se por uma identificação das categorias
especificadoras dos saberes pertinentes à docência, presente nos estudos de
Gauthier et al. em um debate com alguns dos principais expoentes desse campo de
estudo na contemporaneidade. A análise empirica pautou-se, sobretudo, pela
metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2016). Resultados: Nos resultados
encontrados, no que se refere à mobilização dos saberes apontados por Gauthier et
al., destacam-se: saberes curriculares, disciplinares, das ciências da educação, da
tradição pedagógica, experienciais e da ação pedagógica. A investigação
documental revelou que, os saberes docentes são mobilizados e emergem no
desenvolvimento da prática diária do professor, bem como em seu processo
formativo. Constatamos também, que os saberes pertencentes ao reservatório são
constantemente mobilizados pelos docentes, pois foi possível aproximá-los as
experiências destes profissionais. Conclusão: A pesquisa revelou que os professores
mobilizam diariamente diferentes saberes. Saberes esses, que vão ao encontro de
nossas categorias de análise e consequentemente ao rol de saberes apresentado
por Gauthier et al (2013). Neste sentido, defende-se a importância dos saberes para
a formação e prática dos professores, os quais caracterizam-se como inerentes à
docência.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Paulino, M. (2022). OS SABERES DOCENTES MOBILIZADOS PELOS PROFESSORES SEGUNDO CLERMONT GAUTHIER: SEUS DESDOBRAMENTOS CONCEITUAIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31564. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31564

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino