AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE CÂNCER BUCAL DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES OESTE E SERRANA DE SANTA CATARINA E SUDOESTE DO PARANÁ.

Autores

  • Anthony Leodoro Unoesc
  • Grasieli Ramos

Resumo

O câncer de boca é uma doença multifatorial, que afeta a cavidade oral, ele é causado pelo uso de tabaco e álcool, e está entre os 10 tumores mais frequentes. Apesar do tempo, não tem alterado a sobrevida dos pacientes, sendo ainda hoje um problema de saúde pública. A prevenção do câncer de boca passa pela disseminação da informação para a população, dentro desse aspecto as agentes comunitárias de saúde podem contribuir na disseminação das informações sobre o câncer de boca para a população, prevenindo a ocorrência de lesões e auxiliando no diagnóstico precoce. O objetivo do estudo é avaliar o nível de conhecimento das agentes comunitárias de saúde dos municípios de Joaçaba, Luzerna, Campos Novos, Abdon Batista em SC e Palmas no Paraná, sobre câncer de boca. As agentes comunitárias de saúde serão convidadas a participar do estudo e as que aceitarem, primeiramente, responderão a um questionário sobre câncer bucal, no segundo momento elas participarão de uma capacitação sobre o assunto, posteriormente elas responderão novamente ao questionário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Leodoro, A., & Ramos, G. (2022). AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE CÂNCER BUCAL DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES OESTE E SERRANA DE SANTA CATARINA E SUDOESTE DO PARANÁ . Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e31487. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31487

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa