ENGAJAMENTO COM A CARREIRA

Autores

  • Ana Mariah Pompermaier Hummel
  • Ana Rubia Sichelero Kaminiski
  • Emanueli Mendes dos Santos
  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó

Resumo

Introdução:  As pesquisas sobre orientação profissional e planejamento de carreira têm recebido atenção tanto na área da administração, quanto da psicologia, muitas vezes, motivado pelas mudanças do contexto e relação do trabalho em que ocorreram, como também, pelas novas configurações de carreira que surgiram. Sabe-se que o mercado de trabalho passou por grandes transformações nos últimos anos, dentre estas mudanças, pode-se destacar as questões tecnológicas, as novas habilidades que são requeridas dos trabalhadores, bem como as ocasionadas em função da pandemia da COVID-19. Neste sentido, os estudos sobre os comportamentos de engajamento de carreira ganham destaque, já que o indivíduo tornou-se responsável pela gestão de sua própria carreira. Objetivo: Avaliar o nível de engajamento com a carreira de estudantes universitários e profissionais do setor de comércio.. Método: A pesquisa segue um encadeamento metodológico de ordem quantitativo com cunho descritivo. Como instrumento de coleta de dados será utilizada a Escala de Engajamento com a Carreira (EEC). A escala será aplicada de forma presencial. Os públicos pesquisados serão estudantes universitários e trabalhadores do setor do comércio. A análise dos dados da escala acontecerá por meio da análise univariada e análise qualitativa interpretativa. Os dados obtidos serão triangulados entre si e cotejados com a teoria.   Resultados:  Não é possível a apresentação de resultados nesse momento já que a pesquisa está na fase da coleta de dados.. Conclusão:  Espera-se que a partir dos dados coletados no decorrer da pesquisa capturem-se subsídios para a organização de oficinas e projetos, no intuito de contribuir para que ocorra o engajamento com a carreira, ou então o aumento significativo desses comportamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó

Mestre em Administração UNOESC Chapecó.  Especialista Clínica pelo CFP. Especialização em Terapia Sistêmica de Casal e Família. Formação em Orientação Profissional. Professora do curso de Psicologia da UNOESC Chapecó.

 

 

 

 

 

 

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Pompermaier Hummel, A. M., Sichelero Kaminiski, A. R., Mendes dos Santos, E., & Lucas, M. G. (2022). ENGAJAMENTO COM A CARREIRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e31354. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31354

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa