A APRENDIZAGEM DISCENTE EM AÇÕES DE EXTENSÃO

Autores

  • Rúbia Mara Martins Unoesc
  • Roseli Moterle Unoesc
  • Márcio Trevisol Unoesc
  • Evandro Guindani Universidade Federal do Pampa

Resumo

Introdução: A Extensão é uma das dimensões que compõe o tripé da Universidade, de fundamental importância para proporcionar a docentes e discentes um espaço de interação entre o campo do conhecimento e a comunidade.. Objetivo: Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa, em andamento, que teve por objetivo investigar em que medida as atividades de extensão desenvolvida no Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Joaçaba-SC, conseguem contribuir para a formação cidadã e profissional dos estudantes do Curso de Gastronomia da Unoesc Método: Para o alcance desse objetivo geral, os pesquisadores buscaram analisar a percepção dos acadêmicos sobre a importância da atividade desenvolvida com os adolescentes para a aprendizagem de conteúdos da Gastronomia; compreender como a atividade contribuiu para sua formação cidadã. Concomitante a isso buscou-se investigar a percepção dos acadêmicos sobre o impacto dessa atividade de extensão na compreensão da sua identidade profissional. Além disso a pesquisa também almejou identificar os benefícios da ação de extensão para os adolescentes e para o Casep como um todo. A metodologia da pesquisa é qualitativa, realizada por meio de entrevistas com acadêmicos de Gastronomia e gestores do Casep. Os entrevistados foram devidamente orientados, antes da realização da entrevista, sobre os objetivos, a relevância da pesquisa, a importância de suas colaborações e sobre a forma de confidencialidade e também assinaram o Termo de Consentimento. Destaca-se também que o referido projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Unoesc por meio do Parecer 5.317.032 emitido em 28/3/2022.. Resultados: Até o momento foram entrevistadas três acadêmicas do Curso de Gastronomia que realizaram a referida ação de extensão. Os resultados da pesquisa, até o momento, demonstram que a ação de extensão contribuiu para aprendizagem das acadêmicas. A aprendizagem se deu tanto na questão de conteúdo específicos do curso como manuseio de alimentos e talheres bem como dentro de conteúdos gerais como ética e sociedade.  Além da aprendizagem de conteúdos as alunas demonstraram ganhos no que se refere à sua formação cidadã, à importância de conseguirem conciliar sua atividade profissional com a social. A ação despertou nas alunas uma nova forma de ver e compreender a realidade desses adolescentes muitas vezes excluídos pela sociedade.. Conclusão: Em síntese a referida pesquisa contribuiu para demonstrar o papel da extensão como fomentadora de aprendizagem. Paralelo a isso pode se tornar um subsídio que contribua nas reflexões institucionais acerca do processo de curricularização da extensão conforme preconizam as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.  

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Biografia do Autor

Roseli Moterle, Unoesc

Professora da Unoesc-Joaçaba

Márcio Trevisol, Unoesc

Professor da Unoesc - Joaçaba

Evandro Guindani, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação e graduado em Filosofia

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Martins, R. M., Moterle, R., Trevisol, M., & Guindani, E. (2022). A APRENDIZAGEM DISCENTE EM AÇÕES DE EXTENSÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31299. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31299

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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