A EMANCIPAÇÃO DA MULHER PELA SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA: O QUE DETERMINA O CURRÍCULO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE?

Autores

  • Elis Regina Frigeri Unoesc-SMO
  • Marineiva Campos Moro Oliveira

Resumo

Introdução: Na luta pelo direito à igualdade e à dignidade entre os seres humanos, percebemos que a violência fragiliza os princípios que envolvem o direito e a emancipação, especialmente a da mulher. Objetivo: Analisar as possibilidades de combate à violência contra a mulher presentes no currículo das escolas municipais dos anos finais do Ensino Fundamental de São Miguel do Oeste. Método: Como caminho metodológico definimos os pressupostos da pesquisa bibliográfica e documental sob a análise do método materialista dialético Resultados: Pela apresentação do currículo da rede municipal de educação de São Miguel do Oeste, verifica-se que existe a possibilidade de ações pedagógicas acerca da violência contra a mulher, ou seja, a possibilidade de reflexão de alunos e profissionais da educação sobre como a prevenção e o combate à violência contra a mulher está elencada em unidades temáticas do currículo a serem debatidas na escola. Contudo, torna-se necessário que o profissional da educação assuma o papel de transformador da realidade social, dialogando, transmitindo informações que venham a auxiliar no combate à violência promovendo a emancipação da mulher. Também percebeu-se que para a educação escolar atuar de forma eficiente e segura em relação à emancipação da mulher e contra a violência, são necessários processos formativos que coloquem no escopo de suas temáticas a violência contra a mulher e como essa violência pode ser superada Conclusão: As considerações finais apontam que, para a diminuição ou erradicação da violência, é preciso que professores, funcionários, direção e comunidade mantenham-se dispostos a atuar. No que tange a análise do currículo da rede municipal de educação de São Miguel do Oeste, percebe-se que existe a possibilidade de reflexão acerca da violência contra a mulher, ou seja, há indícios de incentivos à reflexão sobre o combate à violência contra a mulher, indícios presentes em algumas unidades temáticas a serem debatidas na escola. Ao final, reforçamos que na escola é possível ordenar e sistematizar as relações humanos-meio para criar condições positivas de desenvolvimento, pois a finalidade da educação é ensinar os seres humanos para a cultura da paz, para a liberdade, para a comunicação e para a transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Frigeri, E. R., & Campos Moro Oliveira, M. (2022). A EMANCIPAÇÃO DA MULHER PELA SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA: O QUE DETERMINA O CURRÍCULO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE SÃO MIGUEL DO OESTE?. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão, e31297. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31297

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa