ENSINO SUPERIOR E PANDEMIA: FERRAMENTAS PARA O DOCENTE
Resumo
Introdução: Durante o período pandêmico da COVID-19 a utilização da Educação a
Distância (EAD) e a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) foram alternativas
para a manutenção das aulas, em cumprimento ao plano curricular de ensino de instituições
brasileiras diversas, requerendo planejamento, adaptação docente e suporte tecnológico
para concretização, rompendo barreiras no conhecimento tradicional de modo instantâneo.
As atividades e direcionamentos foram realizados em caráter de urgência, onde os
professores além de se preocuparem em aprender essa nova modalidade de ensino, tinham
a obrigação de apresentar uma aula de qualidade para seus alunos. Pela dificuldade em
lidar com a tecnologia e muitas vezes pela falta de costume em realizar essa modalidade de
ensino, inúmeros desafios foram enfrentados pelos professores que visavam desenvolver
produtos educacionais de qualidade para os discentes. Ao se assumir que o conforto do
ambiente presencial, o domínio das atividades realizadas pelo professor durante sua vida é
incomparável comparado ao sistema remoto, tendo em vista que nem todos os docentes
tem familiaridade com as tecnologias ativas. Objetivo: Descrever as metodologias utilizadas
pelos professores da Unoesc Xanxerê durante a exposição de conteúdos em período de aulas
remotas. Método: Trata-se de um estudo de campo de abordagem quantitativa, aplicado a
150 docentes que atuam na Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Xanxerê.
Serão exclusos os docentes que trabalham em modalidade EAD. A coleta de dados será
realizada por meio de questionário direto com 18 perguntas abertas e fechadas abrangendo
as aulas ERE e o grau de satisfação com a modalidade.Resultados: Espera-se com os
resultados diferenciar o Ensino a Distância e Ensino Remoto Emergencial, e saber que
ferramentas foram utilizadas e a efetividade das mesmas, verificar o grau de satisfação com
essa modalidade de aula. Conclusão: Descrever as metodologias utilizadas pelos docentes
da UNOESC de Xanxerê durante o cumprimento do plano de ensino em modalidade ERE e
EAD corrobora com a compreensão da qualidade do ensino praticado durante o período
pandêmico, se o conhecimento defronte aos conteúdos praticados foram alcançados e se
houve satisfação/insatisfação dos professores com as mudanças imediatas exigidas pela
inviabilidade da participação in loco (presencial).