AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZADORAS ACERCA DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Angela Aparecida Gabriel UNOESC
  • Marineiva Moro Campos de Oliveira UNOESC

Resumo

Introdução: A Política Nacional de Alfabetização (PNA) apresenta-se como uma política nacional  resultante da urgência social em elevar a qualidade da educação e alcançar melhores indicadores nacionais de alfabetização bem como contribuir para o alcance das metas do Plano Nacional de Educação (PNE).  Por ser uma política que orientará numa perspectiva praxiológica o ensino da leitura e da escrita, se faz necessário  analisar como as alfabetizadoras compreendem a PNA. Objetivo: Investigar quais concepções das alfabetizadoras acerca da alfabetização científica divulgada na política nacional de alfabetização brasileira. Método: A pesquisa encontra-se na fase inicial, na qual a primeira etapa do caminho metodológico foi realizado que é a busca, seleção e análise das pesquisas correlatas ao objeto de análise - alfabetização científica. Após, o segundo momento está reservado para análise dos documentos, dentre os documentos finalizamos o caderno da PNA e o decreto que institui a PNA. Posterior, o último caminhar metodológico  será entrevista com alfabetizadoras acerca do objeto investigado. Resultados: Inicialmente, como um recorte de uma pesquisa macro, neste trabalho destacamos apenas os resultados das buscas das pesquisas correlatas. Destacamos que as pesquisas apontam um Política que nega as pesquisas brasileiras do campo da alfabetização, que ao negar as pesquisas cria programas de formação e orientação do ensino da leitura e da escrita que não se articulam com as realidades brasileiras evidenciadas nas produções nacionais. Além disso, cria o termo alfabetização científica numa tentativa de afirmar a não cientificidade das produções brasileiras. Conclusão: Este estudo conclui que a PNA é mais uma política no rol das políticas

educacionais que não são elaboradas coletivamente e que desrespeitam as pesquisas e os pesquisadores e pesquisadoras brasileiras do campo da alfabetização. 

Palavras-chave: Alfabetização Científica; Concepções Pedagógicas; Política Nacional de Alfabetização.

Contato: gabrielangela3113@gmail.com

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Gabriel, A. A., & Moro Campos de Oliveira, M. (2022). AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZADORAS ACERCA DO CONCEITO DE ALFABETIZAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31211. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31211

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

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