COMPREENSÃO SOBRE A AVALIAÇÃO E O DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Bruna Carolina Conte Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê
  • Ana Paula de Oliveira Scherer Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê

Resumo

Introdução: Percebe-se que atualmente, no cotidiano da sala de aula, professores acabam se limitando a seguir um planejamento sem antes diagnosticar as necessidades de aprendizagem das crianças e seus conhecimentos, bem como sem acompanhar ou observar corretamente o desenvolvimento delas ao longo do percurso. Como resultado disso, ao final do processo de ensino-aprendizagem, é possível que os professores não saibam se objetivos foram alcançados e se houve, de fato, aprendizado por parte das crianças. Diante disso, se procura entender como acontece a avaliação e o diagnóstico do ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Objetivo: Identificar e analisar como acontecem os processos de avaliação e diagnóstico do ensino-aprendizagem na Educação Infantil, buscando perceber o olhar dos professores sobre o desenvolvimento das crianças. Método: Para a coleta e análise dos dados utilizou-se a pesquisa qualitativa, pois na construção de conhecimentos sobre os fenômenos humanos e sociais, é importante compreender e interpretar seus conteúdos e não apenas descrevê-los. Para a organização da pesquisa e para obter respostas ao objetivo definido inicialmente, foi realizado um questionário de cunho qualitativo, direcionado a professores atuantes na Educação Infantil. O questionário, construído via ferramenta Google Forms, foi composto por treze questões, sendo oito objetivas e cinco discursivas; e quanto aos procedimentos tomados, adotou-se as pesquisas bibliográfica e documental a partir de livros, periódicos (revistas) e artigos. Resultados: Ao ser perguntado para os professores como eles realizam a avaliação, alguns mencionam que a socialização e a forma como as crianças interagem com o professor e colegas é um fator que contribui para verificar seu desenvolvimento. Sobre os instrumentos que utilizam para avaliar as crianças, nas respostas nota-se o uso de uma variedade de procedimentos, mas todos sustentam formas de registro. 62,5% dos professores realizam o diagnóstico, 12,5% realizam às vezes, 25% não realiza e como instrumentos para a elaboração desse, as respostas mencionam a conversação e observação como um dos principais recursos. Outro ponto importante a se destacar é o que, para os professores, significa avaliar; uma parte diz que se trata de observar os avanços ou a evolução das crianças e outra que é a percepção delas como um todo. Conclusão: No decorrer da pesquisa, verificou-se que os professores questionados compreendem a avaliação de ensino-aprendizagem como indispensável para o desenvolvimento e o percurso de formação escolar das crianças. Se tratando do diagnóstico, alguns adotaram uma postura não tão favorável ao seu verdadeiro sentido, respondendo que não realizam, mesmo entendendo a importância que ele acarreta. O acompanhamento da criança deve ser permanente, pois a avaliação será realizada tendo como parâmetro a própria criança. Com a avaliação e o diagnóstico, o professor irá constatar quais são as dificuldades, necessidades, habilidades e os conhecimentos das crianças, assim, podendo atender o que for basilar, pois o aprendizado vai evoluindo na mesma proporção em que o professor reconhece as suas habilidades, investe nas diferenças, garante a liberdade e a diversidade das opiniões, confrontando significados e experiências. 

Palavras-chave: Avaliação; Diagnóstico; Educação Infantil; Ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Bruna Carolina Conte, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Xanxerê

Bruna Carolina Conte, nasceu em 4 de maio de 2001 em Xanxerê, Santa Catarina. Se formou em Técnica em Informática pelo Instituto Fedaral de Santa Catarina e atualmente (2021) é acadêmica do curso de Pedagogia da UNOESC - Campus Xanxerê.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Conte, B. C., & Scherer, A. P. de O. (2022). COMPREENSÃO SOBRE A AVALIAÇÃO E O DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31204. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31204

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

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