PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DURANTE TRÊS ANOS DE AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rosana Aparecida Marcolino Universidad de La Empresa
  • Josiane Aparecida de Jesus Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Introdução: A Reforma Educacional na modalidade do Ensino  Médio e implementação da Base Nacional Comum Curricular, incorporou ações diferenciais nas práticas pedagógicas contemporâneas, as quais diferenciam a atuação do docente em sala de aula, colocando em evidência as competências e habilidades, reforçando o compromisso com a educação integral e com foco no protagonismo juvenil, com carga  horária ampliada, ofertando no currículo os itinerários formativos por meio dos componentes eletivos, trilhas de aprofundamento e aulas no Componente Curricular Projeto de Vida. Objetivo: Analisar as percepções dos alunos da 3ª ano do Ensino Médio sobre  a implementação do Componente Curricular Projeto de Vida. Método: O projeto de investigação se insere na linha de pesquisa sobre Educação, Sociedade e Cultura, com uma abordagem quantitativa, a qual buscou fazer análise das respostas através do questionário online sobre a percepção das aulas do Componente Curricular Projeto de Vida. A amostra da pesquisa foi de 22 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Ruth Lebarbechon, localizada  no município de Água Doce, estado de Santa Catarina - Brasil, escola pública da rede estadual. A Escolha da amostra se deu pelo fato desse grupo fazer parte do Novo Ensino Médio e, consequentemente, ter cursado desde o 1° ano o Componente Curricular de Projeto de Vida. As coletas acontecerem duranto o mês de agosto do ano de 2022. Na análise de dados foi utilizado a estatística descritiva. Resultados: Em relação à questão que explorava a definição de escola em uma palavra foi relatado como acesso ao conhecimento – 18,2%;  espaço privilegiado para descobertas quanto ao sentido da vida – 13,6%. Em relação ao conhecimento da competência 6 da BNCC, que prevê as aulas de Projeto de Vida, 36,4% responderam que conhecem, 31,8% não conhecem e 31,8% não lembram. Sobre a avaliação da primeira aula de projeto de vida, os alunos relataram que gostaram da proposta de trabalho com dinâmicas – 54,5%; aula diferente – 27,3%; Essas aulas não vão dar certo – 9,1%; Outros conceitos – 9,1%. Já com base nos três anos de aulas de Projeto de Vida, os alunos responderam que definem as mesmas como: Formação integral - Fomentar o protagonismo e a autonomia do estudante em suas escolhas - Processo de autoconhecimento - Como bússola, que aponta o rumo para onde caminhar. A descrição das aulas de Projeto de Vida por meio de uma palavra ficou da seguinte maneira: Inovação – 36,4%; Autoconhecimento – 31,8%; Protagonismo juvenil – 13,6%; Criatividade – 9,1%; Outros – 9,1%. Conclusão: Por meio da análise, foi possível identificar como percepções das aulas do Componente Curricular Projeto de Vida, a importância e desenvolvimento das aulas por meio das práticas docentes relacionadas à  inovação, criatividade através de dinâmicas reflexivas  e o uso de tecnologia, caracterizando a ação docente como cativante, motivadora e inovadora sem descaracterizar a função de mediação na busca por metas e aspirações futuras no âmbito pessoal, social e profissional levando em consideração o protagonismo juvenil e principalmente o trabalho desenvolvido pelos professores com caráter de autoconhecimento, com ênfase no desenvolvimento de uma educação integral.

Palavras-chave: Novo Ensino Médio; Currículo; Projeto de Vida; Ensino; Estudantes

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Marcolino, R. A., & de Jesus, J. A. (2022). PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DURANTE TRÊS ANOS DE AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31180. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31180

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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