EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA PRODUÇÃO TEÓRICA

Autores

  • Ariane Angoleri Coelho Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maxemino Luiz Martinelli

Resumo

  • Introdução: Atualmente no contexto da produção científica, é possível encontrar
    uma diversidade de temas relacionados à educação superior, o que a torna um
    importante foco de pesquisas. O crescente número de publicações, impulsionadas
    principalmente a partir dos anos de 1990, é demarcado por um período em que se
    acentuou a expansão do nível de educação superior no Brasil. O ensino superior vem
    passando por grandes transformações, uma diversidade de instituições com
    objetivos, recursos, formas variadas de governança e orientações, atendendo
    públicos diferenciados. A democratização da educação adquiriu centralidade na
    agenda das políticas públicas dos Estados, nos programas dos organismos
    multilaterais e nos movimentos sociais de diferentes matizes e de distintas partes do
    mundo. Objetivo: Analisar como estão sendo abordados os assuntos relacionados à
    educação superior brasileira. Método: De abordagem qualitativa, o estudo se deu a
    partir da revisão bibliográfica na base científica da SCIELO, entre 2016 e 2021. Para
    a busca, foram utilizando os descritores Educação superior; Educação superior no
    Brasil; Ensino Superior; Formação Superior, tendo como critérios de exclusão estudos
    repetidos; e/ou que não constasse a temática pesquisada no resumo. A análise dos
    achados se deu pela análise de conteúdo de Bardin, organizados em três eixos:
    Constituição das universidades brasileiras; Acesso à educação superior;
    Permanência no ensino superior. Resultados: Os estudos tratam além de uma
    contextualização histórica da educação superior no Brasil, os avanços e os desafios
    no processo de implementação e consolidação, que atualmente continuam sendo
    pontuados. Dentre os pontos destacados, estão o foco da formação no aspecto
    profissional, que já foi fortemente evidenciado no passado, mas que demonstra ter
    uma retomada; o índice de crescimento das matrículas nas universidades,
    principalmente devido ao aumento das instituições privadas; aumento no número
    de bolsas de estudo; e a facilidade do ensino EAD que apresenta além de uma
    flexibilidade de horários, mensalidades acessíveis. Outros pontos levantados nos
    estudos, e que pode ser considerados um ponto comum à maioria deles, é a
    compreensão que a educação superior desempenha uma criticidade sobre as
    relações sociais, principalmente no viés da escolha profissional dos estudantes, uma
    decisão que requer serenidade e informação, seja no processo de reflexão e análise de aptidões ou de interesses pessoais Conclusão: A educação superior deve ser
    entendida como um sistema organizado, vista sua contribuição à construção das
    relações que ocorrem no meio socioeconômico e cultural. Neste processo, é de
    extrema importância que estratégias sejam construídas a partir do diálogo entre os
    diferentes atores envolvidos, como as instituições de educação superior, o governo,
    as corporações empresariais, bem como a sociedade em suas formas de
    representação. Visto que nos últimos anos a universidade, principalmente a pública,
    tem passado por significativas mudanças e, neste sentido, a educação superior
    também foi sendo reestruturada, considerarmos que frente aos aspectos apontados
    nos eixos, caberia salientar a importância de estudos que possam mensurar e
    compreender a relação que o acesso e permanência no ensino superior, que vem
    sendo discutido, lida com a pressão imposta pelo modelo econômico que também
    influencia sobre a organização institucional.

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Angoleri Coelho, A., & Martinelli, M. L. (2022). EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: ALGUMAS IMPLICAÇÕES DA PRODUÇÃO TEÓRICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31148. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31148

Edição

Seção

Videira - Pesquisa