DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE ESCOLARES: REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Ana Paula Maihack Gauer Unoesc
  • Melissa Andres Schons

Resumo

O desenvolvimento neuropsicomotor pode ser descrito como um processo no qual acontecem mudanças físicas, cognitivas e comportamentais em decorrência da interação do ser humano com o seu mundo. Observando que esse processo é multidimensional, que se inicia com a concepção e que engloba o crescimento físico, a maturação neurológica, o desenvolvimento comportamental, sensorial, cognitivo e de linguagem, um atraso neste processo pode acarretar em disfunções ao decorrer da vida. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi identificar fatores presentes na literatura, que possuem influencia no desenvolvimento neuropsicomotor de escolares. Método:  Foram selecionados estudos observacionais que buscassem avaliação do desenvolvimento motor em escolares. Foi realizada uma busca nas plataformas PUBMED, BVS E Google Acadêmico. Foram  usados como critério de elegibilidade estudos observacionais, que descrevessem as alterações no desenvolvimento motor de crianças escolares e que no seu decorrer metodológico contassem como foram realizadas as avaliações e resultados de como está o desenvolvimento motor de escolares sem diagnóstico de doenças com CID diagnosticadas.  Para seguir as diretrizes da Revisão, os achados foram organizados em uma tabela no Microsoft Excel e analisados a partir dos itens relacionados na matriz. Dentro de cada item as ideias serão agrupadas por similaridade, de modo a se desenvolver uma síntese de forma narrativa. Esta avaliação segue o modelo analítico de Ganong (1987), que viabiliza a Revisão da Literatura. . Resultados: Durante a pesquisa nas plataformas foram encontrados 1131 artigos, após análise do material, foram selecionados 12 artigos que atendiam aos requisitos previamente definidos, dessa forma, foram organizados e divididos na tabela por autor, Amostra/ Idade/ Grupos, Método/ Instrumentos e Resultados. O material selecionado  mostrou que a familia, assim como ambiente socioeconomio e escolar podem estar sendo variaves do desenvolvimento neuropsicomotor de crianças escolares Conclusão: Embora haja controvérsias na literatura, observa-se uma grande ligação entre o estimulo que as instituições de ensino proporcionam sobre o desenvolvimento neuropsciomotor de escolares e que variaveis como, sexo, situação socioeconomica, assim como diferenças regionais e culturais não são levadas em consideração em todas as escalas de avaliação, podendo estar relacionadas com atrasos motores. 

Palavras-chave:  Desenvolvimento Neuropsicomotor, Escolares, Crianças

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Publicado

10-11-2022

Como Citar

Gauer, A. P. M., & Schons , M. A. (2022). DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DE ESCOLARES: REVISÃO DA LITERATURA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e31040. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/31040

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

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