ANSIEDADE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores

  • Caroline Poerschke Vieira Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sayonara de Fátima Teston Universidade do Oeste de Santa Catarina - Chapecó

Resumo

Introdução: A ansiedade é uma manifestação fisiológica e se entende que certo nível de ansiedade é necessário para a sobrevivência. Por outro lado, a partir do momento que a ansiedade se torna incontrolável, pode causar prejuízos de ordem funcional e social, inclusive em estudantes. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo descrever a percepção de ansiedade na ótica de estudantes de Graduação de Chapecó, Santa Catarina. Método: A abordagem de pesquisa foi quantitativa com uso do método survey. O instrumento de pesquisa utilizado foi composto pelo Inventário de Ansiedade Beck, além do levantamento de dados demográficos. O instrumento contou com escala Likert de 4 pontos para autoavaliação de sintomas de ansiedade. No total, 238 pessoas responderam ao instrumento de coleta de dados no segundo semestre de 2022. Para análise dos dados, utilizou-se de estatística descritiva, com apresentação de percentil. Resultados: Entre os sintomas com maior percentil, encontram-se nos três primeiros lugares: 1) nervoso(a), com 42% das respostas classificando esse sintoma como moderado e 34,5% como grave; 2) percepção de ser incapaz de relaxar, com 38,2% das respostas avaliando esse sintoma como moderado e 27,7% como grave; e, 3) medo que aconteça o pior, com 30,3% das respostas apontando esse sintoma como moderado e 32,8% como grave. Conclusão:  Percebem-se diversos sintomas de ansiedade em estudantes de graduação, que podem ser melhorados por meio de técnicas interventivas de promoção de saúde e bem-estar.  Estudos futuros estabelecendo análises das relações entre os resultados dessa escala com outros constructos ambientais ou ainda com variáveis sociodemográficas podem ser interessantes. O estudo contribui para o avanço dos estudos sobre psicologia organizacional e do trabalho do grupo de Pesquisa Ciências da Vida em Pesquisa e com o Projeto de Pesquisa sobre Pessoas e Organizações do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Vieira, C. P., & Teston, S. de F. (2022). ANSIEDADE NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e30981. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/30981

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>