EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Everton Willian Ronsoni Giardini
  • André Carlos Einsweiller UNOESC

Resumo

Introdução: A educação é um processo estruturado e sistemático que visa desenvolver conhecimentos, habilidades e outros recursos, geralmente realizado em ambientes acadêmicos. Treinamento são as atividades de aprendizagem e desenvolvimento que complementam a educação e a experiência prática, geralmente realizado no local de trabalho. Já a experiência prática refere-se ao local de trabalho e outras atividades que são relevantes para o desenvolvimento de competência profissional. Objetivo: O estudo teve como objetivo verificar a qual a formação continuada dos egressos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino do oeste de Santa Catarina. Método: Para tal, realizou-se pesquisa descritiva. Quanto à abordagem a pesquisa é do tipo qualitativo. Quanto à população e amostra da pesquisa, a mesma foi composta por 33 graduados em contabilidade, e quanto à amostra, esta é intencional, em função da relevância e representatividade dos elementos de estudo que compõe os contribuintes do referido estudo. A amostra foi do tipo não probabilístico e selecionado por critério de acessibilidade.  No que se refere à coleta de dados, esses foram coletados de fontes primárias. Para a obtenção dos dados, esses foram coletados através da aplicação de um questionário estruturado com perguntas fechadas. O questionário composto por 11 perguntas foi aplicado através da plataforma Google Formulários. Resultados: Os resultados da pesquisa apresentam contribuições para as instituições de ensino do oeste de Santa Catarina, os quais demonstram as áreas de estudo de interesse dos egressos de Ciências Contábeis, o nível de formação, tempo de atuação no mercado de trabalho, formas pelas quais os egressos tem buscado para manterem-se atualizados na sua área de formação, e a avaliação da pós-graduação como diferencial na carreira do contador. Conclusão: A presente pesquisa contribui para as instituições de ensino do oeste de Santa Catarina, ao identificar as áreas de interesse dos egressos do curso de ciências contábeis e os cursos que podem ser ofertados aos egressos. Também destacar do ponto de vista os egressos a importância da educação continuada na carreira do profissional contábil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Carlos Einsweiller, UNOESC

Downloads

Publicado

10-11-2022

Como Citar

Giardini, E. W. R., & Einsweiller, A. C. (2022). EDUCAÇÃO CONTINUADA DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO OESTE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e30883. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/30883

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>