A NOSTALGIA DO CIRCO POR MEIO DE RELATOS DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, UNOESC, CAMPUS DE JOAÇABA

Autores

  • Elisabeth Baretta UNOESC

Resumo

O circo representa a cultura humana, foi sendo construído ao longo de muitos séculos e sua origem é de difícil precisão. Quando pensamos no circo, logo lembramos de palhaços e mágicos. Entretanto, outras atrações também fazem parte do espetáculo: malabaristas, trapezistas, contorcionistas, atiradores de facas, acrobatas e muitos outros. No âmbito da Educação Física as atividades circenses apresentam várias possibilidades, pois é possível desenvolver habilidades motoras por meio de manipulações, acrobacias e atividades de equilíbrio. Este conteúdo foi abordado no componente curricular de Estudos da Recreação e Lazer do curso de Educação Física da Unoesc, campus de Joaçaba no 1º semestre de 2020, com as turmas da Licenciatura e do Bacharelado, envolvendo 72 acadêmicos. Além dos aspectos teóricos e possibilidades pedagógicas, os acadêmicos relataram suas vivências quanto a forma e tempo em que conheceram o circo. Juntamente com imagens representativas, alguns relatos foram selecionados e organizados em posts e publicados nas redes sociais. Observamos que os acadêmicos descreveram suas experiências por meio de situações lúdicas do tempo da infância, com a simplicidade poética e mágica que o circo representa para as crianças. Nas postagens, verificamos também, que muitas delas despertaram comentários com outras experiências, num movimento nostálgico e feliz das pessoas, por estarem envoltas na pandemia e relembrando de tempos passados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-07-2020

Como Citar

Baretta, E. (2020). A NOSTALGIA DO CIRCO POR MEIO DE RELATOS DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, UNOESC, CAMPUS DE JOAÇABA . Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE), e24893. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/24893

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< <