PRÁTICAS SENSÓRIO MOTORAS E SUAS POSSIBILIDADES NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM:
UMA INTERVENÇÃO DO PIBID
Resumo
A psicomotricidade tem um papel fundamental no desenvolvimento integral da criança, pois potencializa suas habilidades e minimiza as dificuldades em relação ao movimento. As práticas sensório motoras são atividades de movimentação e percepção por meio dos órgãos sensoriais em que as crianças manipulam, cheiram, degustam, ouvem e reproduzem gestos e sons. O objetivo deste projeto foi desenvolver a relação entre corpo e mente por meio de jogos lúdicos, estimulando o aperfeiçoamento das percepções visual, tátil e auditiva, a atenção e concentração, bem como proporcionar a prática de atividades inclusivas no cotidiano escolar. Os bolsistas do Pibid desenvolveram o projeto no CERT, em Joaçaba, SC, para 94 escolares de 1º e 2º ano. Foram utilizados materiais diversos de papelão, EVA, elástico e garrafas pets durante oito aulas de Educação Física. Os estímulos e vivências ampliaram a possibilidade de novas descobertas e percepção de uma nova realidade, provocando muita curiosidade com a participação de todos. Ao enriquecermos o repertório motor das crianças, oportunizamos o desenvolvimento das capacidades que consideramos indispensáveis nesta fase de desenvolvimento. A vivência com atividades inclusivas foi de grande relevância, pois demonstra a relação que existe entre o “normal e o diferente” e que ser diferente não impossibilita o brincar. Para os bolsistas do Pibid a experiência de ser mediador do projeto proporcionou grande aprendizado no processo docente bem como contribuiu de forma positiva na trajetória acadêmica com suporte significativo na organização de novos saberes.