ATIVIDADES MOTORAS E JOGOS GIGANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM RUA DE LAZER

Autores

  • Denise Steffens Grazioli
  • Daniela Zanini UNOESC - Chapecó

Resumo

O estágio multidisciplinar I, do curso de educação física da Universidade do Oeste de Santa Catarina, foi realizado com crianças e pré-adolescentes no projeto de Rua de Lazer, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer de Chapecó.  As ruas de lazer são realizadas nos sábados e domingos em diferentes bairros e locais, onde os participantes tem a oportunidade de se divertir com os brinquedos montados. Através da observação do estágio, percebeu-se a necessidade de atividades diferenciadas nas ruas de lazer. Buscou-se  um projeto de intervenção com o objetivo de desenvolver atividades motoras  e cognitivas nas crianças participantes. Na intervenção, as atividades foram aplicadas em dois locais diferentes, e os conteúdos desenvolvidos foram às atividades motoras e os jogos gigantes. A metodologia utilizada foram atividades em forma de circuito e ficavam a disposição para quem quisesse participar. A aplicação foi uma experiência interessante, pois verificou-se a importância das brincadeiras, o aprendizado e as emoções das crianças enquanto se divertem. Os participantes tiveram interesse em aprender, interagiram nas atividades, sentiram-se motivados e concentrados. A maioria das crianças conseguiam realizar sozinhas as atividades e outras sentiam mais dificuldade. Já os pré-adolescentes não tinham muita paciência nos jogos cognitivos para terminar a atividade. O estágio possibilitou vivenciar experiências, desenvolver atitudes, posturas e condutas profissionais, com estímulo ao senso crítico e à criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Grazioli, D. S., & Zanini, D. (2018). ATIVIDADES MOTORAS E JOGOS GIGANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM RUA DE LAZER. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18807

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>