DIFERENÇAS INDIVIDUAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Resumo
A diversidade individual em sala de aula está representada por alunos que apresentam um comportamento diferenciado do que é tido pela escola como o comportamento ideal para a aprendizagem, sendo rotulados pelas suas diferenças comportamentais, o que faz com que muitos alunos tenham sua aprendizagem comprometida em virtude de sua condição de diferentes. Mediante a esta problematização organizamos a pesquisa com o objetivo de analisar como a diversidade individual vem sendo discutida no âmbito teórico por intelectuais do campo da Educação, da Psicologia e das Ciências Sociais. No campo metodológico adotou-se a pesquisa Bibliográfica com base em autores que investigam a diversidade individual no contexto educacional. Utilizamos categorias de análise amparadas no campo da diversidade individual no processo de aprendizagem em âmbito de sala de aula. A análise realizada nos permitiu tecermos algumas considerações acerca da problemática levantada pela investigação que apontam que esta temática é de extrema necessidade para efetivar o direito a educação dos que são tidos pela escola e pelos professores como diferentes no processo de aprender e da necessidade da escola se abrir para o campo da diversidade individual em que muitos de seus alunos se encontram e compreende-los em sua totalidade.
Palavras-chave: Diferenças individuais; Processo pedagógico; Sala de aula.