DIFERENÇAS INDIVIDUAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

Autores

  • Elizandra Iop Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Claudio Luiz Orço Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Neli Aparecida Gai Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

A diversidade individual em sala de aula está representada por alunos que apresentam um comportamento diferenciado do que é tido pela escola como o comportamento ideal para a aprendizagem, sendo rotulados pelas suas diferenças comportamentais, o que faz com que muitos alunos tenham sua aprendizagem comprometida em virtude de sua condição de diferentes. Mediante a esta problematização organizamos a pesquisa com o objetivo de analisar como a diversidade individual vem sendo discutida no âmbito teórico por intelectuais do campo da Educação, da Psicologia e das Ciências Sociais. No campo metodológico adotou-se a pesquisa Bibliográfica com base em autores que investigam a diversidade individual no contexto educacional. Utilizamos categorias de análise amparadas no campo da diversidade individual no processo de aprendizagem em âmbito de sala de aula. A análise realizada nos permitiu tecermos algumas considerações acerca da problemática levantada pela investigação que apontam que esta temática é de extrema necessidade para efetivar o direito a educação dos que são tidos pela escola e pelos professores como diferentes no processo de aprender e da necessidade da escola se abrir para o campo da diversidade individual em que muitos de seus alunos se encontram e compreende-los em sua totalidade.

Palavras-chave: Diferenças individuais; Processo pedagógico; Sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Iop, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Mestre em Educação pela Universidade do Contestado /Unicamp (2004). Vice Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural – GEPPAC da Unoesc.  Professora Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê (SC)

Claudio Luiz Orço, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

[1] Doutor em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (SC) (2012); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural – GEPPAC da Unoesc Xanxerê (SC). Professor Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê, do Departamento das Ciências das Humanidades. Atualmente respondendo pela Diretoria de Graduação da Unoesc Xanxerê (SC).

Neli Aparecida Gai, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Professora Titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê, do Departamento das Ciências da Humanidades.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Iop, E., Orço, C. L., & Gai, N. A. (2018). DIFERENÇAS INDIVIDUAIS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18735

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>