MATERIAL CONCRETO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR CONCEITOS ANATÔMICOS BÁSICOS NO ENSINO DA PERIODONTIA

Autores

  • Bruna Marca Mattei Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcelo da Silva Muniz Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Saraia Almeida Watanabe Imanishi
  • Acir José Dirschinabel

Resumo

Este trabalho destaca a importância da implantação de novo método de ensino-aprendizagem no componente curricular de Periodontia da UNOESC. A proposta aqui apresentada destaca o papel ativo do aluno no processo ensino-aprendizagem, tendo como produto final a elaboração de um macro modelo de alguma parte do periodonto. A maioria dos materiais concretos adapta-se a vários conteúdos, no entanto não devem ser tidos como solução única, visto que é necessária uma atitude adequada do professor com condução coerente e provocativa na análise junto aos alunos. Por outro lado, os materiais concretos despertam a curiosidade, estimulam o aluno a fazer questionamentos e a descobrir diferenças e semelhanças. Mas o mais significativo é que para apresentar um material concreto, terão sido necessários um estudo prévio e a compreensão do conteúdo; dessa forma, o engajamento do discente conduz a uma aprendizagem prazerosa e eficaz. O material concreto desenvolve o raciocínio do aluno, estimula o pensamento lógico e faz com que o educando aprenda outra lógica de construção de conhecimento.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Mattei, B. M., Muniz, M. da S., Imanishi, S. A. W., & Dirschinabel, A. J. (2018). MATERIAL CONCRETO: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR CONCEITOS ANATÔMICOS BÁSICOS NO ENSINO DA PERIODONTIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18704

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

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