RELAÇÃO ESCOPO PRODUTO X ESCOPO PROJETO NO RESULTADO DOS PROJETOS
Resumo
O processo de desenvolvimento de produto tem como objetivo auxiliar todo o desenrolar entre o levantamento do problema, coleta da expectativa do cliente, coleta de informações de mercado, coleta de expectativas da empresa executora, a entrega do produto, acompanhamento de seu desempenho, planejamento de descarte entre outros. O artigo estudou e relacionou as práticas sugeridas pelo PMI para gerenciamento de escopo do projeto, os processos de gerenciamento do escopo de projeto e do produto com foco em atender as necessidades e expectativas dos clientes. O sucesso do projeto está diretamente ligado ao atendimento de expectativas do cliente em relação ao produto ou serviço, e gerenciar as expectativas das partes interessadas, é um processo contínuo de comunicação e interação, a fim de atender às suas necessidades e solucionar as questões à medida que ocorrerem, analisando o processo de documentação e evidenciando o que está incluso ao escopo do projeto, mas também o que não está incluso, além de suas possíveis alterações. Com o estudo, evidenciou-se que para um efetivo gerenciamento de escopo, a definição, compreensão, e o gerenciamento adequado dos requisitos, e de como o projeto irá seguir esses requisitos são fundamentais para o sucesso do projeto e consequentemente para o produto tornando-se essencial para o processo de desenvolvimento de produtos e serviços de diferentes áreas e aplicações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
BASSO, C. D. A. M., Provensi, M., & Sehnem, S. (2018). RELAÇÃO ESCOPO PRODUTO X ESCOPO PROJETO NO RESULTADO DOS PROJETOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18701
Edição
Seção
Chapecó - Ensino