UM OLHAR SOBRE O ENSINO INCLUSIVO
Resumo
É difícil reconstruir os caminhos e descaminhos que a educação escolar na perspectiva inclusiva percorreu até os dias atuais. Para isso, recorremos à análise das produções sobre a temática e destacamos que ela foi fragmentada em diferentes categorias de análise. Selecionamos quatro categorias em destaque nas produções analisadas; formação de professores, ensino inclusivo, legislação e contexto histórico; e práticas de ensino inclusivo. Essas categorias articulam as relações sociais como fundamentais para o processo escolar inclusivo, as quais nos cunduzem a compreender o foco deste projeto: analisar a estruturação do processo de ensino inclusivo determinado pelas relações sociais. Além disso, as categorias possibilitam compreender que a estruturação do processo de ensino potencializador da aprendizagem e do desenvolvimento dos sujeitos com deficiências demanda num primeiro momento compreender que todo sujeito é formado por um corpo, mas, também por ideias, sentimentos, desejos, preferências, que, por sua vez, são influenciados pelas normas sociais estruturadas nas relações com o outro. Por isso, compreender de que forma essas influências sociais se materializam nas práticas de um processo de ensino inclusivo é o principal desafio para uma educação emancipadora para o sujeitos com deficiências. Entende-se que a possibilidade de compreender e superar esse desafio é a elaboração de práticas de ensino com capacidade de se transformar, criar e remover os impedimentos que se encontram no ensino inclusivo que tornam a educação excludente e seletiva.
Palavras-chave: Sujeito com deficiência. Práticas de ensino. Ensino inclusivo.