PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM O JOGO DA MEMÓRIA PARA DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS
Resumo
O processo de alfabetização é de suma importância para o desenvolvimento de aspectos cognitivos, emocionais e psicomotores. Neste processo, o jogo da memória além de proporcionar um ambiente lúdico e descontraído, permite a criança descobrimento pessoal e possibilita o seu desenvolvimento através de inter-relações. Diante destas compreensões, elaboramos um jogo de memória para aprendizagem de libras, como critério avaliativo no Componente Curricular de Psicologia da Aprendizagem. O objetivo foi de desenvolver um jogo ou brinquedo que contribua para o aprendizado de crianças com ludicidade. Optou-se por desenvolver um jogo da memória alfabeto português e libras, inédito, para crianças de cinco a sete anos. O jogo da memória alfabeto português e libras estimula diversos aspectos psicomotores, como pensamento, linguagem, percepção, raciocínio, memória, sensação, atenção, comunicação dentre outros através de interações sociais. Além de proporcionar um ambiente lúdico e de inclusão a pessoas com deficiência auditiva, exige o aprimoramento da motricidade fina e grossa, proporcionando assim um descobrimento maior do seu corpo e consequentemente suas emoções e sentimentos. O jogo foi disponibilizado a Escola Isolada Municipal Osvin Schmitt - E.I.M, localizada na linha Barra Grande, município de Cunhataí – SC. Considerou-se relevante a experiência para formação acadêmica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
28-08-2018
Como Citar
Gemelli, W., Weber, A. S., Oliveira, N. T., & Risson, O. A. P. (2018). PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM O JOGO DA MEMÓRIA PARA DESENVOLVIMENTO DA LIBRAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18659
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino