A RELAÇÃO ENTRE IDADE CRONOLÓGICA E A IDADE MOTORA EM CRIANÇAS DO 1° ANO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA-SC
Resumo
A escala de desenvolvimento motor de Rosa neto (2001), compreende um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldade graduada. O objetivo foi identificar a relação entre idade cronológica e idade motora em crianças do 1º ano das séries iniciais do ensino fundamental no município de Videira –SC. A amostragem foi composta por n=416 indivíduos de idade cronológica de 06 e 07 anos de idade, 239 crianças do sexo feminino e 177 do sexo masculino, com média de idade de 6,5 anos. Utilizou-se a bateria de testes de Rosa Neto (2001) divididos em Motricidade Fina, Motricidade Global, Equilíbrio e Organização Espacial. Utilizou-se estatística descritiva para análise dos dados. Os resultados demonstraram que na motricidade fina os alunos apresentam bom desenvolvimento motor dentro da idade cronológica. Na motricidade global os alunos com 07 anos de idade de ambos os sexos encontram-se com idade motora abaixo da sua idade cronológica, precisando melhorar esse padrão de desenvolvimento motor. Na questão de equilíbrio a maioria dos alunos encontram-se com idade motora igual a idade cronológica. Entretanto nos padrões de organização espacial, os alunos do sexo feminino e do sexo masculino apresentaram valores com idade motora inferior à sua idade cronológica. Constataram-se nos padrões de motricidade global as meninas obtiveram melhor resultado no desenvolvimento motor comparados com os meninos. Conclui-se que os alunos estão com um bom desenvolvimento motor, precisando melhorar apenas os padrões de organização espacial.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Zago, E. A., Oliveira, S. T. de T. de, & Bondan, L. E. (2018). A RELAÇÃO ENTRE IDADE CRONOLÓGICA E A IDADE MOTORA EM CRIANÇAS DO 1° ANO DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE VIDEIRA-SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18657
Edição
Seção
Videira - Pesquisa