A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL EM LAR PARA IDOSOS

Autores

  • Dannielly Aparecida BERNARDES,
  • Jéssica Gabriela da SILVA
  • ANGELA MARIA BAVARESCO Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Resumo

A situação de um idoso que necessita de cuidados especiais é um contexto delicado para diversos familiares. Para garantir uma condição de vida mais saudável a essas pessoas, seus responsáveis acabam por achar mais conveniente direcioná-los às entidades especializadas que possuam cuidadores capacitados e dispostos a cuidar destes idosos como se fossem sua própria família. Diante desta realidade, uma pesquisa de campo foi realizada em um lar de idosos e buscou verificar a organização do ambiente de trabalho, as tarefas e procedimentos realizados, qual é a forma de trabalho adotada para que haja um pleno entendimento entre a equipe e os clientes, com o intuito de identificar se há demanda para um psicólogo direcionado aos colaboradores do local. Observou-se que para um ambiente mais saudável de trabalho há necessidade de um profissional de psicologia para trabalhar exclusivamente a parte organizacional do local. O psicólogo deve buscar o que cada funcionário sente mais prazer em fazer dentro do ambiente de trabalho e para poder trabalhar as desmotivações dele em executar alguma tarefa necessária para o cargo, mudando seu conceito para algo menos penoso de ser realizado. Sendo assim, grande parte das organizações vem operando lado a lado com seus funcionários, não pretendendo apenas rendimento. Tal mudança tem ocorrido devido ao fato destas empresas possuírem um psicólogo organizacional, que consegue alinhar os objetivos da empresa e dos funcionários, deixando assim, todos realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dannielly Aparecida BERNARDES,

Graduanda do curso de psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Jéssica Gabriela da SILVA

Graduanda do curso de psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC

ANGELA MARIA BAVARESCO, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste

Professora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC – Campus de São Miguel do Oeste. Mestre em Ciencias da Saude Humana.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

BERNARDES, D. A., SILVA, J. G. da, & BAVARESCO, A. M. (2018). A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL EM LAR PARA IDOSOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18646

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)