EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: DIAGNÓSTICO EM UMA COMUNIDADE CARENTE

Autores

  • Juliano Danilo Spuldaro UNOESC
  • Ardinete Rover UNOESC
  • Eduarda Abatti UNOESC
  • Ivonez Xavier de Almeida UNOESC

Resumo

Este artigo detalha os resultados de uma pesquisa feita no âmbito do Programa de Educação para Sustentabilidade por meio da disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso de Ciências Contábeis da Unoesc, Campus Joaçaba. O tema sustentabilidade é cercado por extremismos que acabam por relativizar a importância de suas diversas dimensões. Neste projeto os alunos do curso utilizaram de questionários, grupo focal, entrevistas, observação e dados secundários para realizar um diagnóstico a respeito dos eventuais problemas existentes em uma comunidade carente, especificamente o Bairro São Jorge de Herval d’Oeste, Santa Catarina. As temáticas ligadas à sustentabilidade foram: sustentabilidade dos negócios, evolução e abrangência do saneamento básico, condições e estrutura de oferta de saúde pública, prática religiosa, relação família-escola e o ensino das crianças do bairro, condições e estrutura de segurança pública, prática de esportes e lazer e condições e estrutura de mobilidade urbana. Foi possível identificar, por um lado, um conjunto de problemas relativos à gestão dos negócios do bairro, má conservação dos espaços públicos e falta de infraestrutura para deslocamento. Por outro lado, a população apontou que a educação, a prática religiosa e segurança tem melhorado no bairro.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Spuldaro, J. D., Rover, A., Abatti, E., & Almeida, I. X. de. (2018). EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: DIAGNÓSTICO EM UMA COMUNIDADE CARENTE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18643

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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