MODELO DE EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO (ECOE) ADAPTADO COMO MODELO DE AVALIAÇÃO PARA ALUNOS DO INTERNATO MÉDICO

Autores

  • Osmar Damasceno Ribeiro Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Isabel Ruaro Colombo

Resumo

O internato médico é a etapa final do curso de medicina, voltado à capacitação prática. Este artigo tem como objetivo desenvolver metodologia avaliativa baseada no exame clínico objetivo estruturado na Unoesc. O modelo foi proposto em 4 etapas: preparação, inserção do aluno no ambiente de avaliação, processo de avaliação e o preenchimento da ficha de avaliativa. A preparação refere-se a um cenário semelhante à realidade, por meio de  equipamentos de vídeo e som, paciente simulado por atir e sem a presença do examinador. Na inserção do aluno avaliação ocorre a apresentação do cenário, assim como os critérios que serão aferidos e a explicação da dinâmica de complementação de informações durante o exame físico. Na etapa de avaliação, critérios como relação médico-paciente, anamnese, exame físico, solicitação de exames complementares, definição de problemas e conduta serão analisados quanto ao grau de assertividade. Na última etapa, o avaliador preenche uma ficha, assinalando as pontuações, sendo o peso de cada habilidade conforme a fase do aluno. Esta forma de avaliação foi elaborada com adaptações no intuito de promover maior grau de realismo, como: fornecer as informações dos achados do exame físico quando este é conduzido de forma correta e apenas apresentar resultados de exames complementares solicitados.  Este modelo de avaliação permite que alunos de diferentes fases possam ser avaliados com a mesma simulação alterando-se o peso de cada habilidade na ficha avaliativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Damasceno Ribeiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre e Doutor em Medicina. Professor na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Ribeiro, O. D., & Colombo, I. R. (2018). MODELO DE EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO (ECOE) ADAPTADO COMO MODELO DE AVALIAÇÃO PARA ALUNOS DO INTERNATO MÉDICO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18636

Edição

Seção

PIBITI - CNPq