UM CASO NA ESCOLA: CONSUMO DE ÁLCOOL POR ALUNOS
Resumo
Nas últimas décadas um processo de transição nos comportamentos considerados prejudiciais à saúde vem ocorrendo. O consumo de álcool tornou-se a substância psicotrópica legalizada mais consumida no mundo. O adolescente está no grupo de maior risco para o consumo, devido às mudanças decorrentes do processo de desenvolvimento e à necessidade de sentir-se adaptado ao grupo social. Tendo em vista as consequências acarretadas para o crescimento e a influência em favor de outros comportamentos de risco, este estudo objetiva idealizar reflexões que norteiem a adoção de uma postura consciente sobre o tema. Identifica-se como atores envolvidos no problema os estudantes, os professores e a família, sendo os últimos os principais promotores de educação em saúde. Propõe-se desenvolver intervenções educacionais em três momentos pautados nos aspectos sociológico, psicológico, biológico e físico-químico. No primeiro momento relacionar as principais consequências causadas pelo consumo da substância a longo prazo nas capacidades físicas e cognitivas com atividades práticas, a fim de proporcionar uma dinâmica de valorização dessas. No segundo viabilizar conhecimentos sobre características dos tipos de bebidas, consumo moderado, a curto e longo prazo e utilização de exemplos por meio de aulas expositivas e de grupos focais. Por último, promover a aproximação dos atores perante a temática por meio de um Seminário sobre Saúde na Escola. Além disso, ressalta-se a importância de avaliações contínuas sobre critérios que indiquem a postura consciente adotada pelos envolvidos.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Quevedo, J. de G., & Zawadzki, P. (2018). UM CASO NA ESCOLA: CONSUMO DE ÁLCOOL POR ALUNOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18534
Edição
Seção
Chapecó - Ensino