TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA MEDIANTE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Carmen Lucia Figueiredo Dagostini unoesc
  • Bruna da Silva

Resumo

O Transtorno de Déficit e Atenção e Hiperatividade é um dos possíveis psicodiagnósticos em meio as tantas queixas escolares referente as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos, este por sua vez inicia com o senso comum no meio escolar, rotulando o aluno, e consequentemente prejudicando-o em seu desenvolvimento, sem bases que reforcem suas hipóteses. O estabelecimento de um psicodiagnóstico atestando um possível transtorno sobre atenção, hiperatividade, ou demais transtornos referentes à aprendizagem, necessitam ser realizadas através de uma minuciosa e precisa investigação psicológica, afim de extinguir qualquer dúvida que venha acarretar um estereótipo desnecessário, e caso as hipóteses sejam confirmadas indicar o melhor tratamento possível de modo a auxiliar no desenvolvimento da criança. O objetivo do presente estudo de caso foi investigar os sintomas de uma criança, encaminhada com queixas de dificuldades de aprendizagem para o Ambulatório Universitário- AMU, com o intuito de passar por avaliação psicológica com os seguintes instrumentos:BPA, Provas Piagetianas, FDT, R-2, DFH e TDE. O processo de avalição psicológica demonstrou não somente características que reforçam a suspeita de um psicodiagnóstico voltado para o Transtorno de Déficit de Atenção, mas também o de Dislexia, colaborando para o atraso de desenvolvimento do sujeito, que após conclusão da avaliação foi encaminhado para um tratamento que culmine com seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Lucia Figueiredo Dagostini, unoesc

Carmen Lucia Arruda de Figueiredo Dagostini, psicologa, professora da Unoesc no curso de Psicologia

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Dagostini, C. L. F., & da Silva, B. (2018). TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA MEDIANTE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18484

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)