MUNDO TRABALHO: UM ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA DAS COLABORADORAS DE UMA UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA
Resumo
A entrada da mulher no mercado de trabalho alterou as relações dentro das organizações que se adaptaram ao novo perfil da força de trabalho. Este trabalho, teve como objetivo analisar quais os fatores que influenciam a satisfação no trabalho e a qualidade de vida das mulheres colaboradoras do setor administrativo de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina. A intensão foi conhecer os elementos que transmitem maior satisfação no ambiente de trabalho e aspectos relativos à qualidade de vida. Com relaçao ao método, empregou-se uma abordagem qualitativa e descritiva. Para o estudo, foi enviado um roteiro de pesquisa com 31 questões para 95 colaboradoras sendo que se obteve 57 respostas. A pesquisa revelou que os benefícios oferecidos pela instituição, o relacionamento interpessoal, a comunicação e a segurança do trabalho, apresentam bons índices de satisfação entre as colaboradoras. Deve ressaltar que algumas entrevistadas afirmaram que vários aspectos precisam ser melhorados como as questões relativas a ergonomia, o relacionamento interpessoal e principalmente em relação à comunicação interna que apresenta alguns problemas. Também se chegou à conclusão que as colaboradoras valorizam muito os benefícios (plano de saúde, bolsa de estudo, previdência privada) oferecidos pela Instituição como extremamente importantes. Esses benefícios são renumeração indireta. O horário de trabalho também foi citado como ponto positivo, principalmente porque muitas não trabalham aos sábados, folgam nos feriados e as férias coincidem com o período de férias escolares.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Zarpelon, C. P., & Nodari, T. M. dos S. (2018). MUNDO TRABALHO: UM ESTUDO DA QUALIDADE DE VIDA DAS COLABORADORAS DE UMA UNIVERSIDADE DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18480
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino