ANTEPROJETO DE UM MERCADO MUNICIPAL EM VIDEIRA-SC
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um anteprojeto arquitetônico para um mercado público para a cidade de Videira-SC. A metodologia utilizada abordou a pesquisa quantitativa, qualitativa exploratória e de estudos de caso. O referencial teórico aprofundou-se na origem dos mercados que se iniciaram nas praças das cidades pelo mundo e a importância que tiveram no Brasil e no estado de Santa Catarina como espaços públicos que promovem a função social de integração das pessoas com o local onde estão inseridos, que expressam a cultura e as tradições de um povo. A análise dos estudos de caso embasou-se nos conceitos, dimensionamentos e partidos adotados para aplicar ao trabalho proposto. O desenvolvimento do estudo teórico se norteou nas características bioclimáticas da região, assim como nas análises do entorno, topografia, sistema viário, elementos da paisagem, legislações Municipais e normativas pertinentes. O Mercado Público promoverá uma nova identidade ao município e proporcionará um novo espaço comercial, principalmente para a venda de produtos agrícolas regionais, e espaços socioculturais para a população, tendo em vista que o local existente, destinado à feira livre, não atende a demanda que a cidade apresenta, somado ao fato de não haver um espaço destinado a manifestações da cultura local, de lazer e comércio.
Palavras-chave:Arquitetura Comercial. Comércio Agrícola. Turismo. Espaços Públicos. Catalisador Social.
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