INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSO

Autores

  • Amanda Canali Crispim Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Thaíris de Sena Granzotto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Anderson Saccol Ferreira Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

De acordo com pesquisas realizadas sobre a terceira idade no Brasil, foi possível analisar que o número de idosos no país vem crescendo rapidamente, e o país não se encontra preparado para enfrentar esse crescimento. Desde então, procuram-se formas de acolher esses idosos e mantê-los saudáveis e felizes, que por muitas vezes não possuem cuidadores ou famílias que possam dispor de atenção diariamente. Através dessa análise, a proposta escolhida para o seguinte trabalho de conclusão de curso diz respeito a um anteprojeto de uma instituição de longa permanência, onde faça com que se utilize a arquitetura a favor de cuidados especializados, em um espaço adequado às necessidades deste público. Para complementar as pesquisas, foram feitos estudos de caso onde foi possível compreender de forma mais clara como ocorre o funcionamento de projetos similares ao deste trabalho, além da escolha e estudo do terreno, onde condicionantes e todos seus dados foram estudados, a fim de ajudar a definir as características do projeto. Obtendo base em todo o material estudado, é visto que existem poucos locais adequados para a convivência e moradia de idosos, e os já existentes, não dão conta de sua finalidade. Sendo assim, há a clara necessidade de projeto para a implantação deste espaço, onde os serviços oferecidos somados à arquitetura comportamental, relacionando o meio ambiente com a neurociência, facilitem a vida de seus usuários e tornem suas vidas mais felizes e saudáveis.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Crispim, A. C., Granzotto, T. de S., & Ferreira, A. S. (2018). INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA DE IDOSO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18421

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

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