CASA DE PASSAGEM: PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE NA CIDADE DE VIDEIRA/SC
Resumo
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso I, tem como objetivo o estudo de implantação de uma unidade de Casa de Passagem, na cidade de Videira/SC, para futuro desenvolvimento de anteprojeto arquitetônico. O edifício visa acolher o público que encontra-se em vulnerabilidade social - moradores de rua, mulheres vítimas de violência doméstica e pessoas migrantes. O estudo tornou-se necessário, tendo em vista que a cidade não dispõe de aparelhos sociais para suprir a demanda evidenciada pelo município. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, com a utilização de referenciais teóricos sobre os problemas sociais existentes, e quantitativa, onde foram coletados e analisados dados numéricos mediante a quantidade de usuários presentes na cidade de Videira/SC. Para o desenvolvimento do estudo foram realizadas pesquisas de referenciais teóricos relacionadas à história da assistência social no Brasil e sua evolução, assim como a estrutura de acolhimento de uma Casa de Passagem. Também foram abordados três estudos de caso, sendo um a nível regional, com visita in loco, e os outros dois a nível internacional, visando o melhor entendimento quanto a organização e funcionalidade dos espaços aplicado ao projeto em estudo. Como resultado desta etapa é apresentada a escolha do terreno, na cidade de Videira/SC, que atende aos requisitos para a implantação da Casa de Passagem, proporcionando acolhimento aos usuários, recuperação dos vínculos familiares rompidos e a reintegração dos mesmos à sociedade.Palavras-chave: Arquitetura Social. Inclusão Social. Seguridade Social. Videira. Santa Catarina.
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
TESTA, B., & BIASI, J. A. (2018). CASA DE PASSAGEM: PROJETO PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE NA CIDADE DE VIDEIRA/SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18404
Edição
Seção
Videira - Ensino