A INFLUÊNCIA DO ABANDONO AFETIVO PATERNO NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA PESSOA ABANDONADA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA FRENTE A ESTA TEMÁTICA

Autores

  • Álvaro Cielo MAHL UNOESC
  • Flávia Cristina Mattje KEMMER

Resumo

O termo abandono afetivo é relativamente novo e está sendo conceitualizado como a ausência de afeto dos pais, ou de um deles, para com os filhos, ocasionando assim, danos psicológicos, que vão de distúrbios de comportamento a conflitos sociais e déficits no desenvolvimento cognitivo. Este estudo teve como objetivo pesquisar artigos científicos produzidos no período de 2006 a 2016 referentes a influência do abandono afetivo paterno no desenvolvimento psicológico da pessoa abandonada, bem como conceitualizar o abandono afetivo e elencar as contribuições da Psicologia para a minimização dos danos que este abandono pode causar a vida dos filhos abandonados. Como método de pesquisa desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa operacionalizada por meio de uma revisão bibliográfica. A mesma foi realizada nas bases de dados BVS e Google Acadêmico, com associação dos descritores: abandono afetivo, figura paterna, desenvolvimento psicológico, danos psicológicos. Assim, foram selecionados quatro artigos sobre a temática investigada. Por meio deste estudo, pode-se verificar que a ausência paterna está diretamente ligada a diversos problemas no desenvolvimento das crianças e adolescentes, estendendo-se inclusive por toda a vida, uma vez que a figura paterna é parte indissociável da construção do ser humano. Ainda, identificou-se que a exploração do tema dentre profissionais de Psicologia é escasso, o que compromete a essência do tema, uma vez que o mesmo vem sendo discutido com maior fervor pelo campo do Direito, como passível de indenização pecuniária desta ausência.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

MAHL, Álvaro C., & KEMMER, F. C. M. (2018). A INFLUÊNCIA DO ABANDONO AFETIVO PATERNO NO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA PESSOA ABANDONADA E AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA FRENTE A ESTA TEMÁTICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18310

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

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