EFEITO DE DIFERENTES HÍBRIDOS, MÉTODOS DE SEMEADURA E APLICAÇÕES FOLIARES DE COBALTO, MOBILIDÊNIO, CÁLCIO, BORO E NITROGÊNIO NA QUALIDADE DAS SILAGENS DE PLANTA INTEIRA DE SOJA DE SEGUNDA SAFRA.

Autores

Resumo

O Brasil possui aproximadamente 215,20 milhões de cabeças bovinas de corte e de leite. O grande desafio na alimentação de ruminantes de alta produtividade é  aumentar a capacidade de ingestão de alimento fazendo com que atinjam suas necessidades nutricionais, sem causar alterações prejudiciais à fisiologia do animal. A silagem de planta inteira de soja, apesar de ser uma ferramenta dietética pouco utilizada,  é uma boa alternativa na alimentação animal, por ser um volumoso de excelente valor  protéico e energético, proporcionando redução no uso de concentrados em detrimento às  forragens, além da boa aceitabilidade pelos animais. Objetivou-se com o projeto piloto  avaliar o efeito de diferentes estádios de desenvolvimento na qualidade das silagens de  planta inteira de soja. Assim, obteve-se que o melhor estádio de desenvolvimento da  soja para a ensilagem, seria o R6, onde as vagens possuem granação de 100% e as folhas estão verdes. A partir deste resultado, seriam avaliadas as alterações qualitativas das silagens de planta inteira de soja de diferentes híbridos, métodos de semeadura e  aplicações foliares de Cobalto, Molibdênio, Cálcio, Boro e Nitrogênio no estádio de desenvolvimento R6 (resultado do projeto piloto). No entanto, devido a alta infestação de Oídio (Erysiphe difusa) e a consequente secagem e queda prematura das folhas da planta, não foi possível a realização do experimento e sim só a instalação da lavoura  para a realização futura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Bressan, S. F., de Vargas, D. P., & Toral, J. B. (2018). EFEITO DE DIFERENTES HÍBRIDOS, MÉTODOS DE SEMEADURA E APLICAÇÕES FOLIARES DE COBALTO, MOBILIDÊNIO, CÁLCIO, BORO E NITROGÊNIO NA QUALIDADE DAS SILAGENS DE PLANTA INTEIRA DE SOJA DE SEGUNDA SAFRA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18268

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa