ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ESTUDO DAS PRÁTICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA EXECUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ALVENARIA ESTRUTURAL COMPARADAS AS NORMAS BRASILEIRAS E AS BIBLIOGRAFIAS CONCERNENTES
Resumo
O Relatório de Estágio Supervisionado I, foi realizado em um edifício residencial em fase de construção na cidade de Xanxerê - SC, onde possui dois blocos de apartamentos, com área total construída de 3.952,14 m². O relatório aborda o início da execução do empreendimento, contemplando o canteiro de obras, as fundações e a alvenaria, sendo neste caso caracterizada por alvenaria estrutural de blocos cerâmicos. Neste descreve-se a disposição das instalações provisórias e de infraestrutura da área de vivência, bem como os procedimentos de utilização dos equipamentos de segurança individuais e coletivos. A obra faz o uso das fundações profundas do tipo tubulão a céu aberto não revestido e das fundações superficiais do tipo vigas baldrame. Neste caso, para união destas fundações profundas e superficiais foram dispensados os blocos de coroamento. A importância da investigação do solo no controle das execuções das fundações, a escolha do projeto estrutural, a responsabilidade da inspeção do engenheiro no material de base, o controle da concretagem e a cura do concreto também são apontadas. Além da visualização dos aspectos construtivos testemunhados durante a execução da obra, registram-se também pareceres finais do autor e de análises laboratoriais para a comparação da prática aplicada com os índices descritos nas bibliografias e nas Normas Brasileiras inerentes aos assuntos pesquisados e observados.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
Lemos, L. C. L., & Coradi, C. (2018). ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ESTUDO DAS PRÁTICAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA EXECUÇÃO DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM ALVENARIA ESTRUTURAL COMPARADAS AS NORMAS BRASILEIRAS E AS BIBLIOGRAFIAS CONCERNENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18267
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino