AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: UM ESTUDO DE CASO NA UNOESC

Autores

  • Leandro Girardelo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jacson Luiz Matte Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Muitas ferramentas e métodos de ensino são utilizados por universidades, a fim de auxiliar alunos e professores, facilitando a troca de materiais e informações por meio da comunicação virtual, por consequência, amplamente utilizada no ambiente de ensino a distância. Desta forma, o presente trabalho objetiva a realização de um estudo de caso na Universidade do Oeste de Santa Catarina, aplicado na unidade de Chapecó. O estudo visa a análise e uma nova proposta para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, personalizando-o de acordo com o perfil da instituição. Tendo em vista que a universidade possui uma ferramenta chamada MoodleRooms baseada no Moodle, o estudo destina-se a analisar as dificuldades dos usuários nessa ferramenta e com base nas dificuldades elencadas, criar uma proposta de novas funcionalidades, adaptações e um padrão de ensino. Por fim, realizar testes comparando a nova proposta que ainda não possui padrões definidos para o ensino em geral, com a ferramenta atual. O objetivo deste trabalho é customizar e apresentar uma ferramenta que possa facilitar e melhorar o ensino. A metodologia aplicada constitui-se por pesquisa de natureza aplicada, exploratória e qualitativa, a partir de pesquisas com alunos e professores, foi possível realizar um levantamento de requisitos e customizar a ferramenta Moodle para melhor atender e facilitar o ensino na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Girardelo, L., & Matte, J. L. (2018). AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE: UM ESTUDO DE CASO NA UNOESC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18236

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa