REQUALIFICAÇÃO DA RELAÇÃO MONUMENTO HISTÓRICO X CIDADE: O MORRO DO CRISTO REDENTOR E A CIDADE DE DESCANSO – SC

Autores

Resumo

O contexto histórico das cidades reflete diretamente nas suas transformações urbanas, caracterizadas pela identidade cultural dos colonizadores. Os espaços urbanos são resultado desse processo, assinalados por cenários que representam importantes marcos referenciais, isto é, legados que são passados de geração para geração, e que agregam valor à paisagem. Muitos desses lugares, monumentos, edificações e patrimônios, tornam-se assim essenciais para manter a história das cidades viva, porém, com o suceder dos anos, são alvo de descaracterização e esquecimento. Nesse contexto, destaca-se o Morro do Cristo Redentor na cidade de Descanso - SC, citado como um exemplo de monumento histórico, cuja desvalorização na paisagem urbana torna-se visível. Nos dias atuais, esse ponto turístico não é associado como uma área de entretenimento e lazer, mas, ainda estimula a curiosidade dos visitantes. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a possibilidade de requalificação da relação Monumento Histórico x Cidade, entre o Morro do Cristo Redentor e a cidade de Descanso, procedimento este indispensável para o planejamento e ordenamento do município. Para isso, utiliza-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque descritivo, tendo como método a investigação teórica, através de levantamentos bibliográficos vinculados ao tema em questão. Tal iniciativa pretende retomar a integração da população descansense e seus visitantes com o principal ponto turístico e cultural do município de Descanso, através de espaços que estimulem a convivência local e a qualidade de vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suéllen Dalmás, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA-UNOESC

Graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC,campus de Sao Miguel do Oeste.

Arquiteta e Urbanista, cursando Pós Graduaçao em Gerenciamento de Obras,na Universidade Paranaense- UNIPAR, Campus de Francisco Beltrao/PR

Celí Maziero, Universidade do Oeste de Santa Catarina- UNOESC

Graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC,campus de Sao Miguel do Oeste.

Arquiteta e Urbanista, Especialista em Engenharia de Seguranca do Trabalho, Mestrada do Programa de Pós Graduacao em Desenvolvimento Regional-PPGDR da Universidade Tecnologica Federal do Parana-UTFPR, Campus de Pato Branco/PR e Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC, Campus de sao Miguel do Oeste/SC.

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Dalmás, S., & Maziero, C. (2018). REQUALIFICAÇÃO DA RELAÇÃO MONUMENTO HISTÓRICO X CIDADE: O MORRO DO CRISTO REDENTOR E A CIDADE DE DESCANSO – SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18229

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)