DESEMPENHO DOCENTE E PROFESSORALIDADE DO PROFESSOR BACHAREL: UM OLHAR A PARTIR DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA
Resumo
Resumo:Discute-se acerca do processo de desenvolvimento da professoralidade docente na educação superior. Para isso, mobiliza-se teorizações ancoradas na perspectiva do campo da pedagogia universitária e dados decorrentes de pesquisa cujo objetivo foi avaliar os impactos que o desenvolvimento da professoralidade docente traz ao desempenho do professor nos processos de avaliação institucional interna. A pesquisa foi financiada por recursos públicos, originados no Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Caracterizada como um estudo de caso de caráter documental, utilizou-se dos relatórios de avaliação do desempenho docente referentes ao período compreendido entre os anos de 2012 e 2016 de um dos campi de uma universidade comunitária localizada no oeste de Santa Catarina. Os sujeitos da pesquisa foram professores bacharéis, em atuação em um ou mais cursos no semestre da definição da amostra e com, pelo menos, 5 anos de experiência de docência. Como resultados, destaca-se a pouca diferenciação entre os desempenhos docentes quando considerados: anos de docência, participação em formações pedagógicas continuadas e investimentos em formação acadêmica. O estudo reforça a percepção da professoralidade docente como um processo que extrapola a dimensão profissional técnica e traz condições de possibilidade para a problematização dos processos de subjetivação docente enquanto constitutivos da professoralidade. Os dados lançam luz sobre a necessidade de se continuar problematizando as práticas institucionais de avaliação do desempenho docente.
Palavras chave: Professoralidade docente. Desempenho docente. Docência na educação superior.