INSPIRANDO MENINAS A SEREM EMPREENDEDORAS NA COMPUTAÇÃO

Autores

  • Rogeria Ramos UNOESC
  • Christiane Barbieri de Pelegrin

Resumo

Na área de Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM) há baixa representação de mulheres. Este fato é preocupante porque diferentes culturas, gêneros e experiências fornecem perspectivas distintas sobre o mesmo fato e favorecem a apresentação de soluções inovadoras. Com o objetivo de mudar este cenário, a ONG americana Iridescent lançou o Technovation Challenge, que tem a missão de inspirar e empoderar meninas a se tornarem líderes e inovadoras por meio da tecnologia e do empreendedorismo. Este desafio convida meninas de 10 a 18 anos de todo o mundo a criarem um aplicativo mobile que resolva um problema social, com premiação de até U$15000. Sendo assim, este projeto foi criado para ensinar meninas de Joaçaba e região habilidades que vão precisar no futuro e mostrar que carreiras em tecnologia poderão ajudar o mundo a ser um lugar melhor. O processo iniciou com a divulgação em escolas, formando times. Foram realizados workshops de ideação, Business Model Canvas, programação para aplicativos móveis e oratória. Nos dois anos de participação, houve a mobilização de 70 meninas, organizadas em 19 times auxiliados por mentores. Na temporada de 2017, o time Technology in Action, de Joaçaba, classificou-se para a semifinal e em 2018, o time GirlsUp, de Luzerna, foi o vencedor da América Latina na categoria Junior. Portanto, acredita-se na continuidade deste projeto, pois é preciso motivar as meninas desde cedo a explorarem seu potencial em ciência, tecnologia e matemática, colocando todas as crianças no mesmo nível antes que os estereótipos de gênero ganhem força.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogeria Ramos, UNOESC

Área de Ciências Exatas e Tecnológicas

Curso Engenharia de Computação

Downloads

Publicado

28-08-2018

Como Citar

Ramos, R., & de Pelegrin, C. B. (2018). INSPIRANDO MENINAS A SEREM EMPREENDEDORAS NA COMPUTAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18202

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão