CICLISMO: NAS MODALIDADES DE MOUNTAIN BIKE E CICLISMO DE ESTRADA

Autores

  • Ederlei Aparecida Zago Unoesc - Videira
  • Jaquieli Thibes de Barros Unoesc
  • Givanildo Lima Unoesc

Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar a prevalência de lesões em praticantes de ciclismo da cidade de Campos Novos – SC. Para tanto, foi realizado um estudo foi de natureza quantitativa. Participaram da pesquisa 29 indivíduos de ambos os sexos com média de idade de 34,9 anos e tempo médio de prática do ciclismo de 9,6 meses. Como critérios para inclusão no estudo, foram utilizadas pessoas que praticam o ciclismo a mais de seis meses, com idade igual ou superior a 18 anos. Para análise das principais ocorrências de lesões, foi utilizado um questionário adaptado. Foi utilizada uma análise descritiva composta por média e percentual. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) sob CAAE 71076717.5.0000.5367, tendo como parecer o número 2.189.796. Para facilitar a visualização dos resultados encontrados, foram utilizadas as porcentagens. Foi possível observar um nível relativamente baixo de prevalência de lesões nos ciclistas de Campos Novos, correspondente a 21% do total da amostra os ciclistas que possuem alguma lesão relacionada ao ciclismo, sendo o joelho a região mais acometida, enquanto 79% da amostra não possuí nenhuma lesão. Entretanto não foi possível associar os fatores relacionados à prevalência das lesões, sugerindo que outros fatores possam estar associados a tal prevalência, se fazendo necessária outras investigações.

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Biografia do Autor

Ederlei Aparecida Zago, Unoesc - Videira

Professora e Coordenadora do Curso de Educaçao Física da área de Ciencias da  Saúde

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Zago, E. A., Barros, J. T. de, & Lima, G. (2018). CICLISMO: NAS MODALIDADES DE MOUNTAIN BIKE E CICLISMO DE ESTRADA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18116

Edição

Seção

Videira - Ensino