EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA ATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA
Resumo
Educação em saúde é um conceito amplamente aplicado com o intuito de promover maior aprendizado nos diversos âmbitos sociais sobre os temas relacionados a prevenção, promoção e recuperação da saúde, sendo que envolve tanto os profissionais dessa área como o público leigo. É necessário que os profissionais transformem o conhecimento técnico tornando-o acessível à sociedade como um todo de modo que a população ao incorporar as informações recebidas possam colocar em prática e, efetivamente, contribuir para uma vida saudável. Trata-se de uma abordagem utilizada pelos alunos da XXIX turma de Medicina da Unoesc que teve como foco a aplicação de princípios envolvidos na educação em saúde no ambiente escolar através dos conhecimentos adquiridos no componente curricular Saúde Coletiva I. A turma foi dividida em grupos com a incumbência de estimular conhecimento sobre assuntos diferentes, como: a importância da prática de atividade física, alimentação saudável, higiene e acesso a informação, todos relacionados com as experiências cotidianas e suas necessidades diárias. Prevendo maior assimilação do conteúdo com o intuito de incentivar a interação durante a explicação e melhor compreensão sobre os temas em questão para a faixa etária, o lúdico foi a metodologia utilizada pelos grupos . Assim, os trabalhos contribuíram para desenvolver tanto as capacidades dos acadêmicos em educar, como dos alunos em promover a saúde. Investir em atividades de educação em saúde, permite que o educando construa sua identidade como ser humano, como indivíduo histórico-cultural e como cidadão.Downloads
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Publicado
28-08-2018
Como Citar
AGUNI, J., MENEGOTTI, M. G., VARELA, D., SCHWINGEL, P., XAVIER, P. B., & BREDA, C. (2018). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA ATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18097
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa