EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA ATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA

Autores

  • Jonan AGUNI Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC
  • Maria Gabriela MENEGOTTI Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC
  • Debora VARELA Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC
  • Paloma SCHWINGEL Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC
  • Paula Brustolin XAVIER Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC
  • Christian BREDA Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC

Resumo

Educação em saúde é um conceito amplamente aplicado com o intuito de promover maior aprendizado nos diversos âmbitos sociais sobre os temas relacionados a prevenção, promoção e recuperação da saúde, sendo que envolve tanto os profissionais dessa área como o público leigo. É necessário que os profissionais transformem o conhecimento técnico  tornando-o  acessível à sociedade como um todo de modo que a  população ao incorporar as informações recebidas possam  colocar em prática e, efetivamente, contribuir para uma vida saudável. Trata-se de uma abordagem utilizada pelos alunos da XXIX turma de Medicina da Unoesc que teve como foco a aplicação de princípios envolvidos na educação em saúde no ambiente escolar através dos conhecimentos adquiridos no componente curricular Saúde Coletiva I. A turma foi dividida em grupos com a incumbência de estimular conhecimento sobre assuntos diferentes, como: a importância da prática de atividade física, alimentação saudável, higiene e acesso a informação, todos relacionados com as experiências cotidianas e suas necessidades diárias. Prevendo maior assimilação do conteúdo com o intuito de incentivar a interação durante a explicação e melhor compreensão sobre os temas em questão para a faixa etária, o lúdico foi a metodologia utilizada pelos grupos . Assim, os trabalhos contribuíram para desenvolver tanto as capacidades dos acadêmicos em educar, como dos alunos em promover a saúde. Investir em atividades de educação em saúde, permite que o educando construa sua identidade como ser humano, como indivíduo histórico-cultural e como cidadão.

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Biografia do Autor

Jonan AGUNI, Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC

Academico Medicina

Maria Gabriela MENEGOTTI, Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC

Academica Medicina

Debora VARELA, Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC

Academica Medicina

Paloma SCHWINGEL, Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC

Academica Medicina

Paula Brustolin XAVIER, Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC

Docente cursos de graduação Enfermagem e Medicina - Area Ciências da Vida (ACV)
Mestre Saude Coletiva - Unoesc Joaçaba - SC
Doutoranda saude Coletiva - Unisinos - Sao Leopoldo- RS

Christian BREDA, Universidade do Oeste Santa Catarina - Joaçaba - SC

Docente  Medicina - Area Ciências da Vida (ACV)
Mestre Saude Coletiva - Unoesc Joaçaba - SC

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

AGUNI, J., MENEGOTTI, M. G., VARELA, D., SCHWINGEL, P., XAVIER, P. B., & BREDA, C. (2018). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA ATIVA PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18097

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

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