RESPOSTA DO FEIJÃO PRETO AO USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

Autores

  • Wilson Galli
  • Gabriela Naibo
  • Cristiane Pain
  • Cleberson Tiago de Souza
  • Cristiano Nunes Nesi
  • Mauricio Vicente Alves Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A combinação de estudos envolvendo novas alternativas de adubação como a utilização de lodos de estação de tratamento efluentes se faz necessário para obtenção de maiores informações e conhecimento do impacto a aplicação destes produtos ao solo. O experimento foi conduzido na em casa de vegetação na Unoesc–Xanxerê/SC, no período de fevereiro de 2018 a junho de 2018, sendo realizado em vasos com capacidade de 11kg. Foi aplicado o lodo e homonegização do solo, antes do plantio dos feijões. Sendo os tratamentos (T0=Testemunha, T1 = 50; T2 = 100; T3 = 150; T4 =200 % da dose recomendada; e T5 = Adubação mineral). Sendo que o tratamento T2 teve sua dose calculada com base na aubação para suprir todo o potassio para a cultura. O delineamento experimental foi interiramente casualizado com 6 repetições, totalizando 36 vasos. Foram realizadas medições semanais nos feijões de altura de plantas e diâmetro do caule , e realizado analise nutricional do solo, antes e após as misturas do lodo. Após analisados os dados foram submetidos a uma análise de variância e quando significativos a teste de médias. Os tratamentos, T2, T3, e T4 apresentaram um aumento no teor dos nutrientes K, Ca, Mg e P, bem como pH em água, pH em TSM e matéria orgânica após (a mistura com o lodo). O teor de Al nos tratamentos os quais foram aplicados lodo diferenciou do tratamento com adubaçãomineral (T5). Nas medições semanais, foi observado que os tratementos T4, e T5 , obetiveram os maiores tamanho de plantas e diâmetro de caule, que os demais tratamentos.

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Publicado

28-08-2018

Como Citar

Galli, W., Naibo, G., Pain, C., Souza, C. T. de, Nesi, C. N., & Alves, M. V. (2018). RESPOSTA DO FEIJÃO PRETO AO USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/18091

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

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